Go to Top

edu_professores

Estimado(a) professor(a), agradecemos o seu interesse na solução educacional SOLIDWORKS. Por favor consulte a apresentação abaixo sobre a nova versão 2017-2018, onde explicamos o portfolio de produtos disponíveis, conteúdos e recursos online de aprendizagem, o programa de certificação, opções de licenciamento pessoal e outras novidades. Não deixe também de consultar as FAQ’s, elas respondem às mais frequentes questões relacionadas com a nossa oferta educacional. Para mais informações, contacte-nos por favor através de ralexandre@sqedio.pt. Obrigado pela sua atenção!

Porque devo utilizar SOLIDWORKS nas minhas disciplinas?

O SOLIDWORKS é o produto de desenvolvimento e engenharia de produto em 3D mais utilizado não só em Portugal, mas também no resto do mundo. Empresas líderes de mercado – bem como inúmeras PMEs e startups – utilizam-no diariamente para criar produtos inovadores. É simultaneamente muito poderoso e bastante fácil de usar, e estas características têm estado na base do seu sucesso também junto do meio académico. Dotar os estudantes de capacidades de projeto e simulação baseadas no SOLIDWORKS é fornecer-lhes competências altamente procuradas por uma grande variedade de indústrias no mercado de trabalho. E mesmo que por alguma razão o estudante não venha a utilizar SOLIDWORKS no seu futuro profissional, as bases que obterá com o SOLIDWORKS serão transferíveis para a maioria dos outros softwares disponíveis no mercado, facilitando significativamente a sua aprendizagem. Outro factor importante é que o conjunto completo de elementos disponíveis na solução educacional SOLIDWORKS (portfolio de produtos, recursos educacionais, licenças pessoais, programa de certificação, relação de proximidade com a Sqédio) constituem uma oferta única nesta área.

Quais são os requisitos de sistema?

Um PC ideal para SOLIDWORKS terá mais ou menos estas características: cpu i5 ou i7 recente; 8GB ou mais de RAM; placa gráfica nVidia Quadro ou AMD FirePro; disco SSD; 5-9GB livres no disco, dependendo da instalação; Windows 10 Pro 64bits. Atenção que os sistemas de 32 bits já não podem correr o SOLIDWORKS. Se não tiver uma gráfica Quadro ou FirePro não se preocupe, o SOLIDWORKS vai correr à mesma com placas Geforce (embora sem o modo de visualização Realview), ou mesmo sem placa gráfica. Os nossos últimos eventos de lançamento foram feitos usando um Microsoft Surface Pro 4, com gráficos integrados Intel, que funcionou bastante bem com o SOLIDWORKS. Para saber mais sobre os requisitos de sistema, consulte este link. A instalação em rede na instituição pressupõe também a existência de um servidor de licenças visível para todas as máquinas da(s) sala(s).

Que produtos estão incluídos na licença educacional?

A licença educacional a instalar em rede na instituição inclui os produtos SOLIDWORKS Premium, com as bibliotecas Toolbox, Photoview 360, Routing, Costing… todos os produtos SOLIDWORKS Simulation (elementos finitos, CFD, plásticos, mecanismos); o SOLIDWORKS Electrical para desenho de esquemáticos elétricos; o SOLIDWORKS Visualize Professional para criação de imagens e animações foto-realística e ainda o SOLIDWORKS Composer para criação de documentação técnica.
Para as máquinas pessoais de professores e estudantes existem dois tipos de licenciamento disponíveis: a Student Design Kit, ou SDK, é equivalente ao SOLIDWORKS Standard, por isso inclui o essencial: todas as ferramentas necessárias para criar peças e conjuntos em 3D, desenhos 2D, peças em chapa, peças de superfícies, construções soldadas…
A versão Student Engineering Kit, ou SEK, é equivalente à versão instalada na escola e inclui todos os produtos acima: há muito para descobrir! A versão SEK é disponibilizada num número de ativações igual ao da licença de rede da instituição.
Defina com os seus colegas quais as versões a disponibilizar aos estudantes e em que condições. Veja a apresentação acima para mais informações.

Como é que instalo uma licença de rede na instituição?

Deverá seguir o documento que colocámos aqui.

Que tipos de licenças posso disponibilizar aos estudantes?

Uma das mais importantes vantagens para a instituição de ensino em manter o SMS ativo é a disponibilização de licenciamento para aprendizagem e utilização pessoal para professores e estudantes. Existem dois tipos de licenças de utilização pessoal disponíveis: a Student Design Kit, ou SDK, é equivalente ao SOLIDWORKS Standard, por isso inclui o essencial: todas as ferramentas necessárias para criar peças e conjuntos em 3D, desenhos 2D, peças em chapa, peças de superfícies, construções soldadas…
A versão Student Engineering Kit, ou SEK, é equivalente à versão instalada em rede na escola e inclui (muitos) produtos adicionais: o SOLIDWORKS Premium, com as bibliotecas Toolbox, Photoview 360, Routing, Costing… todos os produtos SOLIDWORKS Simulation (elementos finitos, CFD, plásticos, mecanismos); o SOLIDWORKS Electrical para desenho de esquemáticos elétricos e o SOLIDWORKS Visualize Professional para criação de imagens e animações foto-realísticas. Atenção que a versão SEK é disponibilizada num número de ativações igual ao da licença de rede da instituição, sendo que a SDK não tem essa limitação. O processo para disponibilização das licenças pessoais está descrito na apresentação acima.

Porque devo incentivar o programa de certificação oficial SOLIDWORKS?

A SOLIDWORKS tem um programa de certificação oficial a nível mundial, de que os estudantes poderão beneficiar de forma gratuita enquanto a instituição de ensino mantiver ativo com a Sqédio o Serviço de Manutenção de Software. Existem diversas certificações disponíveis, mas normalmente os estudantes começam por fazer a CSWA (Certified SOLIDWORKS Associate). Em que consiste? Num exame online que deverá ser feito num grupo orientado por um professor certificado. Depois da CSWA os estudantes poderão fazer o CSWP (Certified SOLIDWORKS Professional) ou várias outras certificações de especialidade. Esta é uma excelente forma dos estudantes mostrarem competências SOLIDWORKS no seu currículo – cada vez mais empresas tomam atenção a este item na altura de contratar – e esta certificação é válida a nível mundial. Antes de disponibilizar o exame a instituição deverá tornar-se um Academic Certification Provider preenchendo um simples formulário online. Para saber mais sobre o programa de certificação, consulte por exemplo esta página. Se precisar de mais informações contacte-nos por favor através de ralexandre@sqedio.pt.

O que está incluído no Serviço de Manutenção de Software?

O SMS inclui bastantes benefícios para a instituição de ensino, como por exemplo o acesso às licenças de utilização pessoal para professores e estudantes SDK e SEK; o acesso à mais recente versão da linha de produtos SOLIDWORKS e aos mais recentes e completos materiais educacionais, incluindo manuais de aprendizagem em Inglês e Português, projetos temáticos passo-a-passo, acesso especial ao portal mysolidworks.com, tutoriais em vídeo e outros exercícios de treino; o acesso gratuito ao programa de certificação oficial SOLIDWORKS; o suporte técnico aos departamentos de IT e professores por parte da Sqédio (214 214 405 ou suporte@sqedio.pt) para resolução de qualquer questão relacionada com instalação, funcionalidade, ou problema técnico.

Que tipo de cooperação posso esperar da Sqédio?

A Sqédio orgulha-se de manter uma excelente relação com o meio académico diretamente relacionado com a engenharia e o design, que nos esforçamos por criar e desenvolver há mais de 20 anos. Por essa razão fomos escolhidos pela DS SOLIDWORKS como Preferred Educational Reseller para Portugal. Para além das responsabilidades inerentes às que decorrem do SMS (suporte técnico aos professores; disponibilização de licenciamento pessoal…) a Sqédio está disponível, como tem demonstrado em muitas ocasiões, para efetuar a pedido dos professores sessões de apresentação/sensibilização para as ferramentas de projeto e simulação que representa; ou para apoiar tecnicamente equipas académicas orientadas a competições nacionais ou internacionais (ex: Fórmula Student, F1inSchools). Estamos sempre disponíveis para visitar as escolas e dar a conhecer este tipo de tecnologia.
Outra das atividades que costumamos organizar é o nosso Concurso Educacional, que procura reconhecer com diversos prémios os melhores projetos criados por estudantes nacionais, veja por exemplo aqui. Também costumamos preparar todos os anos um guia exaustivo de todas as características e recursos educativos disponíveis na nova versão (veja o guia atual acima). Por último a Sqédio lida diretamente com o mercado profissional, e dessa forma dispõe de conhecimento privilegiado sobre oportunidades de emprego disponíveis nesta área. É importante para nós a existência de um canal de comunicação com a instituição que possibilite a divulgação adequada destas oportunidades de emprego.

Que redes sociais me recomendam seguir?

Recomendamos que siga a nossa página no Facebook e no Linkedin. Outras páginas interessantes são a educacional SOLIDWORKS no Facebook e o blog para professores.