fbpx
Go to Top

4 razões para escolher o PDM Pro

Quantos ficheiros de SOLIDWORKS tem no seu disco rígido? Sobre quantas pastas partilhadas está a trabalhar? A sua resposta é dezenas? E se considerasse conjuntos, desenhos, ficheiros STEP, PDF, excel e outros formatos que utiliza com regularidade na sua empresa? O grande volume de ficheiros a gerir é um dos motivos pelos quais lhe oferecemos o nosso gestor de informação técnica: o SOLIDWORKS PDM. No nível básico, o PDM oferece armazenamento seguro de ficheiros, controlo de acesso, histórico de revisões e muito mais para qualquer documento técnico criado na sua empresa.

Se já trabalhou com CAD em ambiente de equipa, terá certamente noções básicas de PDM. Talvez já utilize o PDM Standard, já que este vem incluído em todas as licenças de SOLIDWORKS Professional e Premium com Serviço de Manutenção de Software ativo. O SOLIDWORKS PDM está disponível em dois níveis: Standard e Professional. No vídeo abaixo, Brian Zias – Consultor de Soluções SOLIDWORKS, explica-nos os motivos mais comuns pelos quais os nossos clientes geralmente decidem que o PDM Pro é a melhor solução.

Razão nº 1: Fluxos de trabalho

O PDM Standard permite a definição de um fluxo de trabalho com um máximo de dez estados, o que é ótimo para fluxogramas simples dentro da mesma empresa. No entanto, há cada vez mais equipas que preferem estabelecer processos de engenharia separadamente. Com o PDM Professional pode definir processos de engenharia ilimitados e mais sofisticados. Melhor ainda, se outra equipa precisar de utilizar o PDM, esta pode criar os seus próprios processos.

Se as alterações na engenharia afetam outros utilizadores de CAD, o PDM Pofessional poderá também dar resposta através de outros add-ins de CAD. Por exemplo, poderá haver outra equipa a trabalhar com Inventor ou Pro/ENGINEER (CREO), e isto não constituirá um problema devido às integrações nativas em outros sistemas CAD.

O PDM Professional vai além da engenharia, estendendo o acesso às compras, expedição, qualidade, etc, uma vez que todas estas equipas necessitam aceder a dados da engenharia ou têm desafios semelhantes de gestão de documentação técnica.

Também é útil ter documentos relacionados com o projeto como orçamentos ou propostas acessíveis no mesmo local dos ficheiros CAD. Com os add-ins do Microsoft Office, o PDM Professional está imediatamente acessível dentro dos aplicativos como o Excel ou o Word, onde a maior parte do nosso trabalho ocorre. Com o PDM Professional, os add-ins estão também disponíveis para o portfólio de produtos SOLIDWORKS, como o Inspection, Electrical e PCB.

Razão nº 2: Automação de tarefas

A Engenharia é uma função embebida em processos, certo? Portanto, quantas fases do processo pode automatizar no seu dia-a-dia? Por exemplo, quando um projeto é iniciado, novas pastas e ficheiros são criados. E se houvesse a possibilidade de tornar automático o processo de gerar números de peças de forma consistente e sistemática para preencher toda a informação técnica necessária sempre que um processo é iniciado?

Automação da estrutura de dados do projeto com o PDM Professional

E se cada projeto tivesse uma estrutura de dados consistente? Com a geração de números de série e modelos, o PDM Professional pode poupar-lhe um grande número de horas em trabalho trivial e garante a consistência entre os utilizadores. Uma melhor organização significa que os fluxos de trabalho a jusante e as tarefas de gestão que lhes estão associadas serão mais rápidas, mais organizadas e com menos erros.

Durante a fase inicial do projeto, é necessária uma série de atividades, muitas das quais podem ser automatizadas como: exportar DXFs de superfícies planas ou desenhos, imprimir PDFs de desenhos ou de documentos Office, gerar ficheiros STEP e PDFs 3D para fabrico. Não somente criar ficheiros, como guardá-los num local onde todos os intervenientes os possam facilmente identificar e ser notificados assim que estes sejam criados e se tornem disponíveis.

Não é difícil criar esses materiais manualmente, mas há sempre o risco humano de esquecer de criar ou colocar um PDF no local errado. Quando um projeto é revisto, será necessário refazer as tarefas de exportação e conversão novamente? Não é necessário. Com o PDM Professional pode transferir automaticamente as informações do produto para sistemas de business intelligence, ERP ou PIM. A partir do momento que começa a automatizar com o PDM, vai naturalmente questionar que automatismo poderá acionar a seguir. A boa notícia é que praticamente qualquer tarefa pode ser programada através da API, cujo acesso é garantido no PDM Professional. Identifique as tarefas repetitivas nos seus próprios fluxos de trabalho e pense onde é que as inconsistências causam as maiores dores de cabeça a jusante.

Razão nº 3: Acesso móvel

Com o Web2Client, uma poderosa ferramenta disponível no PDM Professional, os utilizadores podem aceder aos vaults do PDM através de um navegador web. Dispositivos móveis, notebooks ou mini desktops, podem aceder aos seus dados da mesma forma que qualquer engenheiro sentado à secretária. Poderá ser um Gestor de Projeto que precisa de uma aprovação enquanto está móvel, ou um operador na fábrica que precisa de aceder aos desenhos e às especificações técnicas do projeto, ou um fornecedor que precisa de acesso limitado para aceder a uma parte de um projeto. Simplificando, a Web2 significa um acesso flexível a qualquer hora e em qualquer lugar, interligando a estrutura dos projetos a uma realidade cada vez mais móvel, flexível e conectada.

Razão nº 4: Estabilidade e Performance

Hoje percebemos que as equipas de projeto estão espalhadas por todo o mundo, então como garantir o acesso em cada localização aos ficheiros e informações do produto? Mesmo que duas equipas estejam a trabalhar em diferentes escritórios da mesma área industrial, os constrangimentos de rede podem tornar-se um problema assim que todos os intervenientes acedem simultaneamente ao mesmo servidor de PDM. A réplica pode ser a solução, porque um vault completo (ficheiros e, opcionalmente, a base de dados) pode ser regularmente copiado para cada servidor local. A réplica de ficheiros oferece uma maneira fácil para gerir desafios de coordenação multi-local, permitindo uma colaboração 24/7. O PDM Professional utiliza o SQL Standard, em vez do SQL Express, o que será inestimável à medida que os pequenos passos no PDM são dados e as grandes equipas procuram incansavelmente uma melhor resposta e performance do software.

Se já utiliza PDM Standard ou não, esperamos que tenha retirado deste texto alguns benefícios significativos para a sua atividade diária e como esta pode ser impactada positivamente através da utilização do PDM Professional. As principais razões pelas quais os nossos clientes atualizam para o PDM Professional incluem a colaboração facilitada, a eficiência na partilha de ficheiros, o acesso móvel flexível e a automação das tarefas diárias e fastidiosas. Quer saber como pode tirar o melhor partido do nosso gestor de informação técnica? Fale com a nossa equipa técnica ainda hoje e comece a tirar melhor partido das soluções DS SOLIDWORKS.

Saiba mais sobre o SOLIDWORKS PDM

Compare o SOLIDWORKS PDM Standard com o SOLIDWORKS PDM Professional