Poderá perguntar como é que a nossa plataforma 4.0 – a Ibermática Manufacturing Platform – lhe permitirá uma evolução mais direta e segura para uma empresa 4.0.
Temos abordado o tema de como embarcar no caminho para uma empresa 4.0, as etapas de adoção das diferentes tecnologias em que poderíamos classificar as nossas empresas e também alguns exemplos de estratégias que alguns dos nossos clientes estão a empreender nesse sentido.
Definimos 6 etapas através das quais passaria, na nossa abordagem, cada processo de transformação: Informatizar, Integrar, Visualizar, Entender, Prever e finalmente Automatizar. Gostaríamos agora de dar mais um passo nesse processo de adoção tecnológica, categorizando a nossa oferta de soluções de acordo com cada uma das fases de adoção acima. Para isso colocamos a questão do princípio deste post: Como é que a plataforma 4.0, a Ibermática Manufacturing Platform, nos permitirá uma evolução mais direta e segura para a empresa 4.0 em que nos queremos tornar?
Um conjunto de soluções empresariais 4.0 para cada fase de adoção de tecnologia
Informatizar
Nesta fase inicial de digitalização abordamos a informatização dos diferentes processos da empresa de forma isolada.
A Ibermática Manufacturing Platform, a nossa plataforma 4.0, oferece recursos profundos de informatização de processos e departamentos com base na necessidade ou tipo de empresa, tais como:
- Finanças
- Compras
- Vendas
- Logística
- Custos
- Produção
- Projetos
Integrar
Nesta fase de integração, implementações isoladas de sistemas informáticos são substituídas ou incorporadas em componentes ou plataformas 4.0 integradas. É aí que a Ibermática Manufacturing Platform implementa uma das suas principais capacidades, a integração departamental e de funções ponta a ponta. Alguns exemplos:
- Integração Engenharia-Gestão: A nossa plataforma 4.0 propõe, em combinação com os módulos standard de gestão de documentos e de fluxo de trabalho, uma integração bidirecional total e inteligente (Smart CAD Integration) entre as soluções CAD mais populares do mercado e a gestão de produção, seja em ambientes de fabrico ETO (baseados em projetos), como MTS/MTO (baseados em listas de materiais e ordens de produção).
- Gestão global de projetos: O módulo de gestão de projetos oferece uma funcionalidade de alto nível para projetos industriais e de serviços, especialmente nos setores ETO, integrando-o com outras áreas de gestão da empresa permitindo gerar, através do projeto, pedidos de compra, ordens ou planos de fabrico tendo em conta a disponibilidade dos artigos.
- Integração Gestão-Fábrica: A IMP implementa, especialmente nas indústrias MTS/MTO, uma função de integração entre o planeamento e o lançamento de ordens de fabrico e a sua gestão direta na fábrica.
Visualizar
Nesta fase estabelecemos como base a capacidade de registar em tempo real todos os eventos e estados de todo o processo produtivo oferecendo a possibilidade de dispor de um modelo digital atualizado da fábrica a qualquer momento, conhecido habitualmente como como “gémeo digital” (Digital Twin).
Os módulos de fábrica da plataforma 4.0 ganham aqui importância sendo a base de soluções para:
- Captura de dados na fábrica: Módulos de captura de dados de produção, tanto colocados manualmente pelos operadores como gerados automaticamente pelos meios de produção a partir de sinais de máquina (em operação, paragens, contadores).
- Sensorização da produção: Módulos para a captura de dados de processo utilizando todos os tipos de sensores, tanto de meios produtivos modernos como menos atuais, onde fornecemos a solução mais adequada em cada caso.
Entender
Esta etapa pressupõe o uso do “gémeo digital” construído na etapa anterior para entender os motivos pelos quais os eventos ocorrem e utilizar esse processo de compreensão para gerar conhecimento sobre os processos de negócio da empresa.
As informações geradas na etapa anterior são nesta preparadas para análise na nossa plataforma 4.0 utilizando várias tecnologias:
- Construção de Datalakes: Preparação de dados para a sua análise e compreensão. Criação de bases de dados integradas com todos os dados produzidos na empresa.
- Monitorização e avaliação de indicadores: Sistemas de avaliação de dados para monitorização e categorização de acordo com padrões de comportamento.
Prever
Nesta fase, os produtos e serviços relacionados estão orientados a dotar de capacidade preditiva os diferentes processos da empresa, especialmente o processo produtivo. As empresas neste nível são capazes de simular diferentes cenários futuros e escolher os mais interessantes para completar os seus objetivos.
Adotando soluções avançadas de análise de informações, podemos estabelecer padrões e modelos preditivos com base na qualidade das informações obtidas e nas previsões futuras. Na nossa plataforma 4.0 através de:
- Padrões, modelos e previsões: Através dos padrões estudados na fase anterior, a previsão automática do comportamento das variáveis em estudo, a fim de responder a perguntas sobre a sua possível evolução.
- Fingerprint: Módulo específico para previsão de falhas e comportamentos anormais dos meios de produção baseados em técnicas de saúde.
Automatizar
A capacidade preditiva alcançada no nível anterior é complementada nesta fase pela capacidade de automatização de decisões e ações pelos sistemas, de forma automática ou semi-automática.
Ao implementar as nossas capacidades nas áreas de automatização, estamos na disposição, a partir da nossa plataforma 4.0, de intervir no processo produtivo de forma física, interagindo como supervisores ou atores em sistemas e máquinas com base em previsões ou dados obtidos:
- Automatização: Oferecemos propostas híbridas de hardware-software que permitem a automatização de decisões baseadas na evolução das variáveis em estudo que regem a nossa produção.