fbpx
Go to Top

Case study ACPA

ACPA

ImCS_ACPA1A ACPA – Gabinete de Projectos e Automação, Lda. é uma empresa prestadora de serviços e fornecedora de equipamentos de referência na área da automação industrial. Com uma grande experiência acumulada neste sector, o seu vasto know-how tecnológico permite-lhe dar resposta a todas as situações, desde a subcontratação do projecto até às mais sofisticadas soluções de automação chave na mão. Os seus clientes incluem as mais importantes empresas nacionais da indústria eléctrica, electrónica e automóvel.

 

Cliente da Sqédio há mais de 13 anos, a ACPA foi uma das empresas nacionais pioneiras no investimento em SolidWorks. Afonso Fung, Director Técnico na empresa, faz um balanço: “Esta parceria foi iniciada na altura da criação da ACPA e é nossa intenção mantê-la no futuro, temos verificado uma evolução muito grande na ferramenta SolidWorks que tem ajudado o nosso crescimento.”

 

José Rosado, Director Comercial, complementa: “Continuamos movidos pelo aliciante da constante inovação e desenvolvimento que nos são proporcionados pelos projectos de automação em que estamos envolvidos. Nesta área de negócio o trabalho não é devidamente valorizado em termos financeiros, mas mesmo face às actuais dificuldades impostas pela crise mundial que todos conhecemos, continuaremos empenhados no nosso trabalho e esperançados no futuro. Com parceiros como a Sqédio e a SolidWorks iremos concerteza enfrentar e vencer as adversidades.”

 

ImCS_ACPA6

Um dos últimos projectos da empresa – e um dos mais ambiciosos até à data – foi a criação de uma linha completa para assemblagem dos componentes centrais de um compressor de cilindros, do tipo utilizado nos sistemas de ar condicionado dos automóveis. Integrando seis estações complexas, uma delas incluindo um robot ABB, e mais de 16.000 peças no modelo 3D de SolidWorks, a linha com 24 metros de comprimento – actualmente em fase de testes no cliente final – está preparada para uma cadência de uma montagem completa dos componentes a cada 12 segundos. “Entre a adjudicação e a entrega física ao cliente decorreram oito meses, cerca de metade foi o tempo que consumi em projecto no SolidWorks”, comenta Afonso Fung. E remata: “Uma vasta experiência de projecto, aliada ao SolidWorks, permite-me executar trabalhos com uma dimensão que seria impensável sem esta ferramenta.”

 

www.acpa.pt

ImL_ACPA

 

ImCS_ACPA5ImCS_ACPA4

ImCS_ACPA2