fbpx
Go to Top

Case study Martifer

Grupo Martifer

 

A SolidWorks preparou em 2009 um case study completo sobre a implementação de SolidWorks no grupo Martifer, efectuada pela Sqédio. O interesse demonstrado pela SolidWorks torna-se evidente tendo em conta a posição dominante que esta grande empresa nacional exerce globalmente em diversas indústrias. Abaixo fazemos a tradução do documento original em Inglês.

 

ImCS_Martifer1

 

Grupo Martifer – Integrando um empresa global de construção, energia e biocombustíveis com SolidWorks

A Martifer recorre ao software CAD SolidWorks, Simulation e Enterprise PDM para gerir o seu crescimento explosivo no desenvolvimento de produto.

 

Desafio:

ImCS_Martifer6Integrar uma organização global presente em 20 países para potenciar a experiência diversificada da empresa e diminuir os custos de produção.

 

Solução:

Standardizar nas soluções integradas CAD/CAE/PDM SolidWorks para gerir as diversificadas informações operacionais e de projecto da empresa.

 

Resultados:

  • Redução dos ciclos de desenvolvimento em 15%
  • Aumento da inovação
  • Decréscimo dos custos com material
  • Integração de uma organização global e diversificada

 

O Grupo Martifer segue a sua missão de refazer a forma como se vê e funciona o mundo. Desde as fantásticas estruturas de aço, alumínio e fachadas de vidro que a empresa tem criado para estádios, centros comerciais e aeroportos até às torres eólicas, aos sistemas de energias renováveis e equipamento de biocombustível que produz, a Martifer tem crescido de tal modo que se tornou num líder global no desenvolvimento de estruturas metálicas de larga escala e alcançou uma posição de vanguarda nas tecnologias de produção de energia.

 

Gerir o crescimento estonteante da empresa – a Martifer engloba actualmente 120 empresas espalhadas por 20 países – representou um conjunto de desafios tecnológicos, tal como refere António Caroço, Director dos Sistemas Informáticos e Melhores Práticas da Martifer: “A empresa tem crescido tão rapidamente que tivemos de transferir os nossos sistemas e processos para um nível completamente novo.” E explica: “Embarcámos num programa de transformação colossal que envolveu a completa avaliação dos nossos processos, software e sistemas num esforço de integrar o nosso trabalho de projecto, tirar partido da nossa experiência diversificada e ainda gerar uma maior eficiência no seio da organização.”

 

ImCS_Martifer2

 

“As nossas equipas de projecto estavam habituadas a trabalhar em silos.” E continua: “Quisemos standardizar as nossas soluções de software e estabelecer as melhores práticas como uma estratégia para encorajar os nossos departamentos a trabalhar cada vez mais em cooperação. Depois de explorar o conceito da gestão do ciclo de vida do produto (PLM – Product Lifecycle Management), acordámos em trabalhar com a Sqédio para promover a customização  e expansão sobre as já comprovadas soluções CAD/CAE da SolidWorks através da aquisição do software SolidWorks Enterprise PDM (Gestão de Informação de Produto).”

 

A Martifer escolheu implementar o software SolidWorks Enterprise PDM por causa do sucesso alcançado com os produtos SolidWorks, da flexibilidade que experimentou na customização de soluções, e ainda por causa da sua facilidade de uso. A empresa implementou 100 postos de SolidWorks Enterprise PDM no seu departamento de Alumínios e 30 postos no departamento de Sistemas de Energia Eólica, para além das 49 licenças de SolidWorks Premium, 7 de SolidWorks Simulation Premium e 4 de SolidWorks Flow Simulation que já possuía.

 

Sucesso no projecto expande utilização

 

ImCS_Martifer7Apesar de ter sido o departamento de Sistemas de Energia Eólica a ter aberto a porta na Martifer, com o seu primeiro posto de SolidWorks em 2004, foi com a subsequente implementação do SolidWorks na Martifer Alumínio, em 2006, que se estabeleceu o patamar de redução do ciclo de projecto em 15% e da redução dos custos de produção de que a empresa tem beneficiado desde que passou para SolidWorks. Ao trabalhar com a Sqédio e com a API do SolidWorks, a Martifer empreendeu um dos mais ambiciosos projectos de customização do SolidWorks até hoje, com a automatização do projecto de sofisticadas estruturas 3D de alumínio.

 

“A capacidade de poder trabalhar com estruturas 3D tão complexas de uma forma automatizada diferenciou sobremaneira a nossa abordagem ao mercado e deu-nos uma vantagem competitiva”, confirma António Caroço. “O SolidWorks permite-nos fazer o que nenhum outro consegue. O sucesso alcançado com o nosso esforço no CAD deu-nos a confiança de avançar para as ferramentas adicionais de SolidWorks Simulation e PDM.”

 

ImCS_Martifer5A simulação paga dividendos

 

A integração do software SolidWorks Simulation habilitou os engenheiros da Martifer a poder validar cedo os projectos conceptuais no processo de desenvolvimento, resultando numa redução do custo de materiais ao evitar erros e protótipos onerosos. A solução integrada diminui os custos de produção e reduz o tempo de desenvolvimento por toda a empresa, incluindo as suas operações de construção metálica, caixas de velocidades, torres eólicas, solar e energia das ondas.

 

“As ferramentas do SolidWorks Simulation permitem-nos não apenas estudar os efeitos das tensões, fluxos e temperatura nos nossos projectos, mas também assegurar um adequado factor de segurança”, salienta António Caroço. “Estas capacidades permitem-nos ganhar tempo e reduzir custos enquanto aumentamos a inovação e melhoramos toda a nossa linha de produtos.”

 

Desde a automatização do projecto de sofisticadas estruturas em alumínio até à simulação de cargas como o peso, o vento ou a temperatura, o SolidWorks dá à Martifer as soluções que necessita para crescer e competir à escala global.

 

ImCS_Martifer3

PDM automatiza a fábrica de torres eólicas

 

A implementação do SolidWorks Enterprise PDM no departamento de Sistemas de Energia Eólica da Martifer marcou o primeiro passo para uma vasta implementação empresarial, desenhada para solidificar as melhores práticas e estabelecer fluxos de trabalho standardizados por toda a Martifer. Ao trabalhar com a Sqédio e com o API SolidWorks, a Martifer personalizou a sua solução de PDM para ir ao encontro das suas necessidades específicas. Para além de facilitar o controlo das revisões de projecto, de promover a colaboração e de encorajar a reutilização dos desenhos, o sistema reduziu as despesas de armazenamento de informação da empresa.

 

“Permanecer autónoma faz parte do DNA da Martifer”, destaca António Caroço. “Vemos o PDM como o alicerçe  chave da documentação da empresa, e planeamos replicar a nossa implementação inicial por toda a Martifer. O SolidWorks Enterprise PDM encaixa nas nossas necessidades porque é fácil de aprender, requerendo pouca formação; usa código aberto, tornando-o fácil de personalizar; e está integrado com os nossos sistemas de engenharia, suportando os nossos objectivos de formalizar melhores práticas e de melhorar a eficiência.”

 

www.martifer.pt

ImL_Martifer