fbpx
Go to Top

Case study Petrotec

Petrotec

(artigo publicado na newsletter da empresa, da autoria do Eng. Mário Vila Nova – Engineering & Product Development Director, reproduzido aqui na íntegra)

 

ImCS_Petrotec4Engenharia Simultânea

A Petrotec aposta forte no futuro!

 

A rápida evolução dos mercados, sustentada por novas necessidades dos utilizadores, tem conduzido, nos últimos anos, a um ciclo de vida cada vez mais curto dos produtos. Por sua vez, toda esta dinâmica coloca sob intensa pressão as equipas de desenvolvimento, sobretudo quando se trata de produtos complexos e que incorporam elementos de diversas áreas tecnológicas. A partilha do conhecimento, a sua gestão e coordenação efectiva, assumem-se como factores críticos de sucesso neste contexto em que é primordial desenvolver rapidamente, e de forma coordenada, produtos da mais alta qualidade.

 

Também os mercados e os produtos da Petrotec têm sido sujeitos à mesma pressão. Desde os equipamentos de lavagem automóvel até às bombas de combustível, a mudança é imparável. Saliente-se que a equipa de Engenharia e Desenvolvimento da Petrotec, responsável pelo desenvolvimento de bombas de combustível e equipamentos de lavagem auto, é já constituída por 19 elementos, dos quais 85% são licenciados em diversas Engenharias (Mecânica, Electrónica Digital, Electrotecnia, entre outras) sendo a empresa autónoma no desenvolvimento dos seus produtos. Adicionalmente, tem também vindo a celebrar acordos e parcerias com Universidades e Institutos Tecnológicos, no sentido de aumentar a sua capacidade de resposta. Torna-se assim um verdadeiro desafio coordenar áreas de desenvolvimento tão distintas como a electrónica, o firmware, a mecânica estrutural e a hidráulica, só para citar algumas.

 

Por outro lado, este processo não se esgota no Departamento de Engenharia e Desenvolvimento. É necessário desenvolver processos de fabrico, treinar colaboradores, aprovisionar materiais, realizar protótipos, comunicar com clientes e fornecedores, um sem número de actividades que condicionam a data efectiva de lançamento de um produto no mercado.

 

Para minimizar o tempo de lançamento de um novo produto é imperioso que o maior número possível de actividades decorra em paralelo – engenharia simultânea – e de forma cooperativa, o que só é possível através de um bom planeamento e de uma partilha de informação em tempo real, com actualizações constantes, que permitam sincronizar o trabalho das várias áreas.

 

ImCS_Petrotec1

A Petrotec consciente desta realidade, e procurando servir cada vez melhor os seus clientes, decidiu recentemente investir numa infra-estrutura de informação que suporta, de forma efectiva, estes processos. Sendo utilizadora de SolidWorks (Software de concepção 3D), desde 1999, e constituindo-se este a fonte principal de informação dos produtos em desenvolvimento, procurou uma solução PDM (Product Data Management) que permitisse a integração e compatibilidade, não só com o SolidWorks, mas também com documentos de outras aplicações.

 

Assim, optou-se pela aquisição da aplicação SolidWorks Enterprise PDM , produzida pela SolidWorks Corporation. Esta aplicação PDM permite fazer uma administração efectiva de todos os dados relacionados com os produtos, desde os desenhos e modelos 3D, nomenclaturas, especificações de materiais, manuais técnicos, software e firmware, entre outros, independentemente do formato dos ficheiros utilizados – por exemplo, ficheiros SolidWorks, MS-Word, MS-Excel, etc.

 

ImCS_Petrotec3

Dispõe de capacidade de controlo de acessos sofisticada e adaptável às necessidades, permitindo expor apenas a porção da base de dados necessária. Faz gestão efectiva das versões dos documentos e mantém histórico dos mesmos, permitindo uma consulta fácil e permanentemente actualizada dos dados.

 

São estas características que permitem ultrapassar a fronteira do Departamento de Engenharia e Desenvolvimento, facultando o acesso directo à informação a outros departamentos e parceiros. Em resumo, as principais vantagens deste sistema são:

 

1. Melhoria significativa da partilha de informação entre departamentos e localizações distintas

 

O sistema permite melhorar a gestão e partilha de todos os tipos de documentos e informações do produto, desde documentos de engenharia até especificações de produto para os vários mercados. Suporta o crescimento da organização sem que esta perca o controlo e a eficácia na gestão documental. Permite o acesso web e a possibilidade de integração com outros sistemas. Melhora significativamente a gestão de alterações técnicas dos produtos.

 

2. Melhoria significativa na gestão de dados e versões

 

O processo de desenvolvimento de produtos simplifica-se pela facilidade de acesso permanente às versões mais recentes dos documentos e dados. Esta gestão eficaz permite à Engenharia, à Produção, às Compras e ao Marketing e Vendas evitar erros, tais como trabalhar com versões erradas dos documentos ou inadvertidamente apagar ficheiros. Adicionalmente, permite a reutilização de dados, reduzindo o tempo e o esforço. Permite efectuar pesquisas do tipo “where used?” e por meio de atributos.

 

3. Simplificação dos processos com a automatização do fluxo documental

 

O fluxo documental, nomeadamente aprovação de desenhos e alterações técnicas, pode ser automatizado permitindo reduzir os erros e omissões, aumentando a rapidez. O processo de emissão de desenhos, por exemplo para a Produção, pode ser completamente automatizado. Estes processos podem ser modificados, de forma simples, permitindo à organização adaptar-se rapidamente a novos modelos de gestão.

 

4. Permite auditar as actividades para evitar desvios aos processos definidos

 

Cada interacção sobre a base de dados fica documentada, permitindo saber, com todo o detalhe, quais as acções realizadas por cada utilizador do sistema bem como o estado de cada documento. Assim, o sistema permite evidenciar a aplicação e cumprimento dos procedimentos instituídos (importante para ISO 9000:2000) e os desvios podem ser corrigidos, mantendo-se a integridade dos dados.

 

5. Partilha de informação com Clientes e Fornecedores

 

Com esta aplicação, é possível aproveitar as capacidades de gestão do fluxo de informação e de dados e estendê-los às actividades que envolvem Clientes e Fornecedores. O nível de acesso é configurável, utilizador a utilizador, sendo possível definir bem quais as permissões e ficheiros acedidos, aumentando a eficiência sem comprometer a confidencialidade e a segurança. Esta partilha alargada de informação conduz a redução do tempo de desenvolvimento de produto.

 

ImCS_Petrotec2

A Petrotec pretende, desta forma, dar resposta mais célere aos anseios dos seus Clientes, assumindo o compromisso de acompanhar e responder às suas necessidades reais em tempo real, agora e no futuro!

 

www.petrotec.pt

ImL_Petrotec