fbpx
Go to Top

Case study S.Roque

SRoque

ImCS_SRoque4Localizada no coração do Vale do Ave, a SRoque – Máquinas e Tecnologia Laser S.A. (agora designada por ROQ, Creating Solutions) orgulha-se de ser hoje uma experiente e bem sucedida PME no seu campo de actividade – fabrico de máquinas e equipamentos para as indústrias de estamparia têxtil e embalagem – empregando actualmente cerca de 190 funcionários e ocupando uma área coberta superior a 13.000m2. Após a conquista e a solidificação da liderança do mercado têxtil português na área da estamparia e da embalagem, a SRoque produz e comercializa 13 produtos diferentes servindo clientes um pouco por todo o mundo: Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Suécia, Roménia, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Angola, Turquia, Kuwait, Índia, Rússia, Bulgária, Brasil, Argentina, Peru, Honduras, El Salvador e E.U.A.

Desafio

A SRoque reparou, à medida que foi crescendo para se tornar numa PME qualificada e de sucesso, que o CAD 2D se tornou obsoleto. As máquinas SRoque tiveram uma evolução tecnológica significativa, e a empresa sentiu a necessidade de uma ferramenta 3D que ajudasse a encontrar novas soluções construtivas.

Solução

De todas as soluções existentes no mercado, a empresa achou que o SolidWorks reunia todos os requisitos para ser a escolha final. O SolidWorks estava apto a lidar com grandes conjuntos, bem como a criar desenhos de peças em chapa e suas planificações para corte a laser e quinagem. Outro factor importante foi a proximidade da assistência pós-venda da Sqédio, que sempre se demonstrou disponível para ajuda e orientação técnica.

ImCS_SRoque1

Citações

“O SolidWorks foi a ferramenta importante para esse grande passo que demos. Nós hoje estamos a exportar para os quatro cantos do mundo.”
“Quando a Sqédio apareceu no mercado nacional foi o parceiro que nós acolhemos com grande esperança que nos iria resolver os problemas no desenvolvimento das máquinas. Hoje estamos super satisfeitos com todas as soluções que temos aqui da Sqédio. Com essas soluções nós conseguimos atingir os nossos objectivos e esse grande êxito que temos tido no desenvolvimento das máquinas SRoque.”
Manuel Sá
Presidente

ImCS_SRoque3

“A SolidWorks tem uma gama bastante abrangente de aplicações, muito bem integradas umas com as outras. Além do mais, é o standard do mercado: quando nós precisamos de um recurso na área da engenharia normalmente esse recurso já traz a formação em SolidWorks.”
“Em relação aos produtos SolidWorks e ao apoio de que precisamos temos um contrato de manutenção de 3 anos com a Sqédio para todos os produtos. É estratégico para nós a médio e longo prazo.”
Eng. Miguel GuimarãesImCS_SRoque2
Director de Produção

“A SRoque utiliza o SolidWorks Composer para criar manuais a partir dos modelos 3D, e isso dá-nos um ganho de tempo brutal. Eu posso ter o manual pronto ao mesmo tempo do protótipo, o que anteriormente não acontecia.”
“O coração do nosso sistema é o PDM. Nós utilizamos o PDM para fazer toda a gestão documental dos modelos 3D, fichas de cálculo, manuais…tudo o que tem a ver com a engenharia está no PDM.”
Eng. Vítor Rapoula
Chefe de Engenharia e Desenvolvimento

“Com a introdução do SolidWorks o nosso trabalho tornou-se mais rápido e mais eficaz, e ao mesmo tempo mais fácil de compreender pelas pessoas que lidam com os nossos desenhos. Mais tarde, com a introdução do Enterprise PDM, conseguimos reunir todos os nossos documentos numa base de dados única, segura e fácil de consultar. Por isso, melhorámos definitivamente a nossa qualidade e capacidade de trabalho.”
Eng. Armindo Ribeiro
Gestor do Departamento de CAD

 

www.roqinternational.com

Logo ROQ_cores 375