fbpx
Go to Top

Dica técnica #1: Adição de propriedades com Title Block

Se tem desenhos com legendas com muitas notas para preencher, saiba que pode usar o comando TITLE BLOCK para agilizar esse processo.

Durante a criação do template de Drawing, na fase de edição do Sheet Format e criação do bloco da legenda, é possível definir a área do mesmo, indicando as notas que se pretende preencher com inserção direta de texto.

 

Após desenhar o bloco da legenda, incluindo todas as linhas, logotipo da empresa e elementos estáticos que não mudam com a peça a desenhar, clique no comando Title Block Fields.

 

Defina a região do bloco da legenda, e selecione as notas que pretende preencher manualmente, inserindo uma dica de preenchimento (Tooltip) para auxiliar quem estiver a preencher a legenda durante a criação do desenho.

Pode reordenar a ordem de preenchimento das notas movendo-as para cima ou para baixo.

Após selecionar todas as notas pretendidas, saia do modo de edição do Sheet Format. 

Quando um desenho tem um Title Block definido, é possível identificá-lo quando se passa com o rato por cima do mesmo. O ícone do rato muda de aspeto, e a região do Title Block está identificada com linhas a tracejado laranja.

Para preencher as notas definidas no Title Block, pode fazer duplo clique com o rato, ou clicar com o botão direito e selecionar Enter Title Block Data.

As notas definidas no Title Block ficam ativas.

 

 

 

 

 

E a dica de preenchimento aparece quando se coloca o rato por cima de cada uma das notas.

 

 

Após inserir o texto numa das notas, ao carregar no Enter, passa à nota seguinte na lista.

O Title Block fica gravado no Sheet Format, através de File > Save Sheet Format…, sendo possível reutilizar o formato noutros desenhos.

No caso das notas estarem linkadas a propriedades, a informação da propriedade pode ser atualizada através do Title Block.