fbpx
Go to Top

edu_fablabs

Em Agosto de 2014 na reunião Fab10, que juntou a comunidade internacional de Fab Labs na cidade de Barcelona, Marie Planchard, Directora da SOLIDWORKS para a Comunidade Educacional, afirmou algo que provocou uma súbita reação calorosa por parte da assistência: a SOLIDWORKS iria oferecer, a todos os centros Fab Lab certificados pela Fab Foundation, uma licença de SOLIDWORKS Premium. Outro bónus: os Fab Labs envolvidos e certificados para lecionar o famoso curso ‘How to make (almost) anything’ da Fab Academy iriam receber adicionalmente uma licença network para 10 utilizadores da edição educacional do SOLIDWORKS.
 
Mas o que são afinal, os Fab Labs? Nascidos da imaginação e trabalho do professor Neil Gershenfeld do Center for Bits and Atoms (CBA) do MIT, os Fab Labs (versão curta de Fabrication Laboratories) representam uma plataforma global de aprendizagem e investigação prática na área da computação e fabrico digital.
Na prática constituem uma rede mundial, em rápido crescimento – já são mais de 1140 sites em todo mundo, Portugal tem 18 – de laboratórios abertos à comunidade para prototipagem virtual e/ou física de projetos inovadores, invenções ou simplesmente ideias que precisam de ganhar forma. Partilhando processos e ferramentas de produção, o programa constitui hoje uma verdadeira rede global para pesquisa e partilha de conhecimento. Cada Fab Lab é por isso um lugar para criar, aprender, brincar, ensinar, aprender e inventar – fazendo. Cada Fab Lab possui tipicamente um conjunto de meios de produção que inclui: uma máquina de corte laser; uma plotter/cortadora de vinil; uma máquina CNC de alta precisão; uma máquina CNC para peças de maior volume; diversas ferramentas de programação e fabrico de componentes eletrónicos; e uma impressora 3D.
A Sqédio tem colocado em prática no terreno este protocolo de parceria, sendo que a maioria dos Fab Labs nacionais já dispõem da sua licença de SOLIDWORKS. Os Fab Labs oficiais que ainda não receberam a sua licença deverão contactar-nos através de ralexandre@sqedio.pt. Se o seu projeto tem características similares às de um Fab Lab, é um makerspace ou outro tipo de organização com este perfil mas não está inscrito oficialmente na Fab Foundation poderá também beneficiar de condições muito especiais de acesso ao SOLIDWORKS. Contacte-nos também nesse sentido (ralexandre@sqedio.pt).

Para saber mais: