fbpx
Go to Top

edu_investigadores

A tipologia de licenciamento Research, disponibilizada pela SOLIDWORKS através da Sqédio, possibilita o acesso a toda a linha de produtos SOLIDWORKS em condições especiais a entidades sem fins lucrativos associadas à investigação, desenvolvimento e de interface academia/indústria. As capacidades de desenho e simulação destas licenças são em todos os aspetos idênticas às das versões comerciais correspondentes, não incluindo as marcas de água colocadas pelas versões educacionais. Verifique por exemplo no vídeo ao lado como o Inegi utiliza o licenciamento Research SOLIDWORKS para resolver situações de projeto e simulação bastante complexas. E confira na infografia abaixo se o licenciamento Research é realmente o adequado para si.

 

 

Que tipo de licenciamento SOLIDWORKS é adequado para mim?

Se o seu trabalho está ou vai ser desenvolvido numa instituição de investigação e desenvolvimento sem fins lucrativos, normalmente ligada a uma Universidade, então a tipologia de licenciamento adequada para si é a Research. Neste segmento de mercado, associado à investigação, desenvolvimento e de interface academia/indústria – que é de natureza diferente dos clientes comerciais – o licenciamento Research pode ser activado, disponibilizando a este tipo de entidades um importante desconto na aquisição de licenças e correspondentes Serviços de Manutenção de Software (SMS). As capacidades de desenho e simulação destas licenças são em todos os aspetos idênticas às das versões comerciais, não incluindo marcas de água educacionais nos documentos criados. Instituições de prestígio nacionais como o Inegi, a Uptec, o Piep, a Fundação Champalimaud ou o ISQ são clientes da Sqédio enquadrados nesta tipologia.

Quais são os requisitos de sistema?

Um PC ideal para SOLIDWORKS terá mais ou menos estas características: cpu i5 ou i7 recente; 8GB ou mais de RAM; placa gráfica nVidia Quadro ou AMD FirePro; disco SSD; 5-9GB livres no disco, dependendo da instalação; Windows 10 Pro 64bits. Atenção que os sistemas de 32 bits já não podem correr o SOLIDWORKS. Se não tiver uma gráfica Quadro ou FirePro não se preocupe, o SOLIDWORKS vai correr à mesma com placas Geforce (embora sem o modo de visualização Realview), ou mesmo sem placa gráfica. Os nossos últimos eventos de lançamento foram feitos usando um Microsoft Surface Pro 4, com gráficos integrados Intel, que funcionou bastante bem com o SOLIDWORKS. Para saber mais sobre os requisitos de sistema, consulte este link. A instalação em rede na instituição pressupõe também a existência de um servidor de licenças visível para todas as máquinas da(s) sala(s).

Que ferramentas de simulação estão disponíveis?

Todos os produtos SOLIDWORKS estão disponíveis para aquisição através da tipologia Research, com descontos significativos sobre o valor comercial correspondente. Por isso todas as ferramentas de simulação (Simulation, Flow, Plastics, Sustainability), bem como as ferramentas de projeto elétrico e eletrónico (Electrical, PCB), de renderização fotorealística (Visualize), de documentação técnica (MBD, Composer) e gestão documental (PDM) estão disponíveis para aquisição como licenças Research.
Neste momento existe disponível um bundle especial que agrega toda a oferta de produtos SOLIDWORKS por um preço extremamente competitivo. Contacte-nos para mais informações. 

Como é que instalo uma licença?

Após a aquisição da licença a Sqédio fornecerá o serial number correspondente e o pacote de DVDs de instalação. O software também poderá ser descarregado a partir do portal de cliente SOLIDWORKS. O processo de instalação será extremamente simples (provavelmente não será necessário alterar nenhuma das opções por defeito), sendo que o serial number determinará automaticamente quais os produtos a instalar. 

A minha licença tem algum tipo de limitação?

As licenças do tipo Research são em todos os aspectos idênticas às licenças comerciais equivalentes, pelo que não têm qualquer limitação. Ao contrário das licenças educacionais, não são colocadas marcas de água nos desenhos produzidos nem existe uma identificação educacional na árvore de operações. 

Como posso fazer uma certificação oficial SOLIDWORKS?

A SOLIDWORKS tem um programa de certificação oficial a nível mundial, de que poderá beneficiar de forma gratuita (se a sua instituição tiver o Serviço de Manutenção de Software ativo com a Sqédio). Em que consiste? Num exame que poderá fazer online, em qualquer altura da sua conveniência. Existem várias certificações disponíveis, começando-se normalmente pela CSWA (Certified SOLIDWORKS Associate). Depois poderá fazer o CSWP (Certified SOLIDWORKS Professional) ou várias outras certificações de especialidade. Esta é uma excelente forma de mostrar no seu currículo que o SOLIDWORKS é importante para si – sabemos que cada vez mais empresas tomam atenção a este item na altura de contratar – e esta certificação é válida a nível mundial. Para saber mais sobre o programa de certificação, consulte por exemplo esta página.

Que recursos online devo usar para aprender?

Existe muito por onde escolher. A Sqédio preparou um curso online em Português em 10 sessões que poderá seguir a partir daqui. Outro recurso importante é o nosso canal no YouTube, onde já temos mais de 180 vídeos cobrindo muitos aspetos de toda a linha de produtos SOLIDWORKS.
Claro que o YouTube é também a melhor e mais completa ‘escola’ SOLIDWORKS: neste momento aparecem mais de 800.000 vídeos no YouTube se procurar pela palavra SOLIDWORKS! Muito importante também o portal my.solidworks.com: aqui poderá procurar uma série de recursos, ficheiros 3D, ajuda… Outro recurso popular é o site Grabcad. Aqui poderá encontrar a melhor seleção online de modelos SOLIDWORKS gratuitos para complementar os seus projetos ou aprender novas técnicas.

O que está incluído no Serviço de Manutenção de Software?

Exactamente as mesmas vantagens disponibilizadas aos nossos clientes comercias, nomeadamente: o acesso à mais recente versão da linha de produtos SOLIDWORKS e Service Packs de atualização; acesso especial ao portal mysolidworks.com e ao portal de cliente SOLIDWORKS; o acesso gratuito ao programa de certificação oficial SOLIDWORKS; o suporte técnico por parte da Sqédio (214 214 405 ou suporte@sqedio.pt) para resolução de qualquer questão relacionada com instalação, funcionalidade, ou problema técnico; o acesso aos materiais formativos produzidos pela Sqédio e outros descontos especiais.

Que redes sociais me recomendam seguir?

Recomendamos que siga a nossa página no Facebook e no Linkedin. Outras páginas interessantes são a educacional SOLIDWORKS no Facebook e o blog para professores.

Posso enviar o meu currículo?

Claro que sim. A Sqédio contacta diariamente com centenas de empresas industriais, de design e engenharia. Muitos dos nossos clientes frequentemente solicitam novos colaboradores. E numa base regular também acolhemos estagiários e colaboradores aqui na Sqédio. Por isso temos todo o interesse em receber o seu currículo. Poderá fazê-lo usando este formulário.