fbpx
Go to Top

Equipas Portuguesas brilham nas finais Fórmula Student UK – com a ajuda do SolidWorks

Três das cinco equipas melhor classificadas no Fórmula Student, competição automóvel dirigida a estudantes do ensino superior, são portuguesas. O evento, considerado a Fórmula 1 dos estudantes, realizou a sua 16ª edição entre 9 e 13 de julho, em Inglaterra, com a participação de 3 mil estudantes de todo o mundo.

 

A Fórmula Student é uma importante competição internacional em que os estudantes do ensino superior são desafiados a constituir equipas e construir um veículo de competição do tipo Fórmula 1 a partir do zero, aplicando os conhecimentos que vão adquirindo ao longo do seu percurso académico.

 

As três equipas portuguesas, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e da Universidade de Lisboa (IST/UL), conseguiram alcançar o 3º, 4º e 5º lugar, respectivamente, na Classe 2 desta edição, que decorreu em Silverstone, em Inglaterra. Esta categoria compreende equipas que concorrem com um projecto de concepção de veículo (Design, custo e apresentação) com o objectivo da sua construção física no período de um ano. Este ano, a Classe 2 contou com a participação de 21 equipas dos mais diferentes países.

 

A equipa portuguesa melhor classificada, do ISEL, conseguiu obter 311, 4 pontos, ficando a oito pontos do primeiro lugar, que foi ocupado pela Eindhoven University of Technology, da Holanda.

ISEL-FS-74s

IPL

Além da Classe 2, esta competição automóvel integra a Classe 1, constituída por equipas que possuem um veículo pronto para competir em pista. A equipa do IST FST Novabase participou em ambas as classes, tendo ficado colocada a meio da tabela na Classe 1. Ao todo estiveram em Silverstone 106 equipas de estudantes de 38 países.

FS_s

Considerada por muitos como a Fórmula 1 dos estudantes, a Fórmula Student é hoje uma referência internacional de relevo no sector automóvel, sendo que vários antigos participantes ocupam hoje altos cargos na competição automóvel, especialmente na Fórmula 1. O desafio da competição é o desenvolvimento de um projecto de concepção, desenho e fabrico de um veículo do tipo Fórmula 1, visando a preparação dos futuros engenheiros com elevadas competências para o mundo profissional.

 

Organizada pelo Institution of Mechanical Engineers desde 1998, é uma das competições mais prestigiadas entre os estudantes de engenharia do mundo. Perto de 3 mil estudantes do ensino superior participaram na edição online slots de 2014, onde marcaram presença empresas como a Jaguar, Mercedes, Bosch, GKN, entre outras.

 

O SolidWorks foi a ferramenta escolhida pelas três equipas portuguesas para desenvolver o seu protótipo virtual de veículo de competição.

 

Ao contrário do IPL e do IST, que já marcaram presença em diversas edições anteriores, esta foi a primeira participação do ISEL nesta competição. A equipa IFS, constituída por 18 estudantes do ISEL prepara-se agora para apresentar na edição do próximo ano o veículo finalizado. Àcerca da importância da participação e da utilização do SolidWorks, João Santos, Director Técnico da equipa IFS, afirma:

 

“A equipa IFS utilizou o SolidWorks na modelação de todo o carro. O SolidWorks Simulation foi usado para verificação de algumas peças estruturais como o chassis e os uprights. O SolidWorks tem sido para nós uma ferramenta muito útil na concretização deste grande projecto, principalmente por ser o principal programa de modelação do ISEL. É um software muito intuitivo e ‘user-friendly’. Em nome da equipa IFS devo dizer que, para além de ser um grande projecto, é a realização de um sonho: a construção do primeiro protótipo Fórmula Student do ISEL torna-se cada vez mais real. Mas nem tudo é fácil pois num carro com cerca de 600 peças em que 50% delas são móveis, tudo se transforma num grande desafio para conseguir que todas as peças consigam coexistir sem interferências, para que seja possível a sua montagem e que todas as peças sejam de facto possíveis de fabricar utilizando os processos de fabrico que temos ao nosso dispor. Ao participar num projecto destes aplicamos muitas matérias adquiridas nos diferentes cursos, pois o projecto não trata apenas de engenharia mecânica. Neste momento temos membros de engenharia mecânica, eletrotécnica, eletrónica e esperamos ter muitos mais nos diferentes grupos de trabalho.”

 

IST

Ainda sobre o projecto, Inês Barbosa, professora no ISEL e coordenadora da equipa sustenta que: “Este projecto surgiu por iniciativa de um grupo de alunos que tinham o sonho de desenvolver um carro de competição. O grupo acabou por crescer devido às crescentes necessidades que um projecto desta envergadura impõe. Neste projecto os alunos põem em prática os conhecimentos adquiridos e vão mais além daquilo que aprendem nas aulas. Têm que obter conhecimentos de matérias mais avançadas e desenvolver capacidades de gestão de projecto e de marketing. Acaba por ser uma experiência enriquecedora sobre o que os espera no mercado de trabalho. Este é um bom exemplo de uma forma de motivar os alunos na aplicação dos seus conhecimentos, não só no desenvolvimento de capacidades na sua área de trabalho mas também de interação entre diferentes áreas da engenharia.”

 

A Sqédio dá os parabéns a todos os estudantes participantes e professores responsáveis das três equipas, em reconhecimento dos excelentes resultados alcançados nesta edição da competição Fórmula Student e da sua utilização avançada das soluções SolidWorks. Até para o ano na Classe 1!

 

Para saber mais: