fbpx
Go to Top

Fab Lab EDP recebe licenças SolidWorks

 

Em Agosto do ano passado na reunião Fab10, que juntou a comunidade internacional de Fab Labs na cidade de Barcelona, Marie Planchard, Directora da SolidWorks para a Comunidade Educacional, afirmou algo que provocou uma súbita reacção calorosa por parte da assistência: a SolidWorks iria oferecer, a todos os centros Fab Lab certificados pela Fab Foundation, uma licença de SolidWorks Premium. Outro bónus: os Fab Labs envolvidos e certificados para lecionar o famoso curso ‘How to make (almost) anything’ da Fab Academy iriam receber adicionalmente uma licença network para 10 utilizadores da edição educacional do SolidWorks.

Neil [Prof. Neil Gershenfeld (em cima à esquerda) em vídeo conferência com mais de 100 Fab Labs em todo o mundo]

Mas o que são afinal, os Fab Labs? Nascidos da imaginação e trabalho do professor Neil Gershenfeld do Center for Bits and Atoms (CBA) do MIT, os Fab Labs (versão curta de Fabrication Laboratories) representam uma plataforma global de aprendizagem e investigação prática na área da computação e fabrico digital.
Na prática constituem uma rede mundial, em rápido crescimento – já são mais de 450 sites em todo mundo, Portugal tem 6 – de laboratórios abertos à comunidade para prototipagem virtual e/ou física de projectos inovadores, invenções ou simplesmente ideias que precisam de ganhar forma. Partilhando processos e ferramentas de produção, o programa constitui hoje uma verdadeira rede global para pesquisa e partilha de conhecimento. Cada Fab Lab é por isso um lugar para criar, aprender, brincar, ensinar, aprender e inventar – fazendo. Cada Fab Lab possui tipicamente um conjunto de meios de produção que inclui: uma máquina de corte laser; uma plotter/cortadora de vinil; uma máquina CNC de alta precisão; uma máquina CNC para peças de maior volume; diversas ferramentas de programação e fabrico de componentes electrónicos; e uma impressora 3D. Os Fab Labs da Fab Academy incluem ainda um sofisticado sistema de vídeo conferência para visualização online das aulas do professor Neil a partir do MIT para todo o mundo.

Combo[Alguns dos equipamentos disponíveis no Fab Lab EDP]

Todos estes meios encontram-se disponíveis naquele que foi historicamente o primeiro Fab Lab nacional, inaugurado em 2011 pela EDP no seu complexo de edifícios em Sacavém. O Fab Lab EDP, gerido pela EDP Labelec, centro de excelência técnica do grupo EDP com os seus Laboratórios  de ensaios técnicos, ganhou recentemente uma nova equipa técnica e de gestão, encabeçada pelo Fab Manager Paulo Teixeira, que posiciona desta forma a missão do laboratório: “O Fab Lab EDP, com base nas suas competências e recursos tecnológicos, contribui certamente para um espírito de inovação, criatividade e empreendedorismo, não só dentro do grupo EDP como também da comunidade em geral. O segredo deixou de ser a ‘alma do negócio’. A partilha do conhecimento e a potenciação de ideias da comunidade é que é para nós a chave do sucesso.”
O Fab Lab EDP é também o único a lecionar o curso Fab Academy em Portugal, reunindo todos os requisitos para suportar o programa do MIT. Nessa vertente iniciou há cerca de duas semanas a sua segunda edição do curso, introduzindo os seus alunos a um filão considerável de informação e conhecimento sobre conceitos e ferramentas de projecto e fabrico digital.

Combo2[Projectos em curso / Impressões 3D]

Este contexto, reunindo o protocolo estabelecido a nível mundial pela SolidWorks, e a organização local do Fab Academy pelo Fab Lab EDP, criou as condições ideais para a Sqédio intervir. No seguimento do contacto efectuado pelo Fab Master Délio Vicente, a Sqédio solicitou a aplicação prática do protocolo ao laboratório de Sacavém, conseguindo obter em tempo útil os dois tipos de licenciamento de software referidos acima. A sua entrega, que ocorreu na passada quarta-feira, coincidiu propositadamente com a segunda aula do professor Neil, apropriadamente dedicada a sistemas de desenho assistido por computador (CAD). Oportunidade importante então para os actuais (e alguns ex) estudantes Fab Academy conhecerem em primeira mão, quer a abordagem generalista efectuada pelo professor Neil, colocando em perspectiva os diversos tipos de CAD e o seu enquadramento geral; quer a apresentação de Rui Alexandre específica sobre o SolidWorks, as suas características principais e diversos exemplos de utilização prática. Rui Alexandre, Director de Pré-Venda, Marketing e Educação na Sqédio comenta: ”Os Fab Labs representam uma tendência de fundo a nível global que aspira possibilitar a qualquer pessoa o acesso prático a ferramentas que transformem ideias em realidade. Essa missão está no DNA da SolidWorks, e tem sido colocada em prática pela Sqédio em Portugal há quase vinte anos. O protocolo de parceria que agora aplicamos no terreno é assim perfeitamente natural para nós, e representa uma clara mais valia para os Fab Labs, os seus alunos e a comunidade em geral.”

IMG_9330_s1[Da esquerda para a direita, Fab Masters Luís Carvão e Délio Vicente, Fab Manager Paulo Teixeira, Rui Alexandre, Sqédio]

Em jeito de conclusão, Paulo Teixeira resume assim este dia de verdadeira partilha de conhecimento: “A capacidade de criação, desenho e prototipagem rápida de soluções é a grande mais valia dos Fab Labs. No âmbito do protocolo estabelecido entre a Fab Foundation e a SolidWorks e, a oportunidade que a Sqédio nos proporcionou, tornou-se agora mais eficiente o desenvolvimento de novas soluções com recurso a um dos softwares de modelação 3D mais completos e de referência na indústria, quer ao nível nacional quer ao nível global.”

Bons projectos e boas ideias começam assim a ganhar forma em Sacavém!

Para saber mais: