fbpx
Go to Top

Final da EBEC 2015 realizou-se no Porto com apoio Dell e SolidWorks

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi a anfitriã da edição 2015 da final internacional da European BEST Engineering Competition (EBEC), que decorreu na cidade nos passados dias 2 a 11 de Agosto, e cuja organização configurou uma estreia para o nosso país. Para além da equipa organizadora o Porto acolheu (e muito bem!) mais de 120 estudantes internacionais.

A EBEC é uma importante competição de engenharia europeia, organizada anualmente em 88 universidades de topo de 32 países europeus. Os seus objectivos incluem a promoção da engenharia através de aplicações práticas; a contribuição para o desenvolvimento pessoal e intelectual dos estudantes, desafiando a sua criatividade, imaginação e a partilha de conhecimento; o incentivo ao networking e contacto multi-cultural entre estudantes, universidades e empresas.

A EBEC efectiva-se em duas categorias: a de Case Study, mais analítica e argumentativa, procura o desenvolvimento de soluções viáveis para um caso de estudo fornecido por uma empresa, ficando esta com a oportunidade de assim obter ideias criativas e inovadoras; e a de Team Design, mais ‘mãos-na-massa’, onde se pretende a construção de um protótipo físico, com materiais e tempo limitados, para a resolução de um problema prático de engenharia.

Im5

A competição EBEC decorre anualmente em 3 fases distintas: uma fase local em cada uma das 88 universidades organizadoras, seguida de uma fase nacional ou regional, de que é exemplo a EBEC Portugal, e a final Europeia. Em Portugal, as rondas locais realizaram-se em meados de Março nas 5 universidades que possuem grupos BEST em Portugal: a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Coimbra, a Universidade Nova de Lisboa, e a Universidade Técnica de Lisboa.

Im3

As equipas vencedoras das 5 rondas locais defrontaram-se na fase nacional, a EBEC Portugal, que decorreu na Universidade de Aveiro de 22 a 24 de Maio. E da Universidade de Aveiro saíram as duas equipas que representaram Portugal na final do Porto: a equipa Pull & Beer, constituída por Francisco Almeida, Kevin Pinto, Pedro Magalhães e Rui Martins – que na final europeia obteve o 3º lugar na terceira tarefa de Case Study; e a equipa Aços Duros, constituída por André Santos, Gabriel Faísca, Gonçalo Cristino e João Januário, todos alunos do 3º ano de Engenharia Mecânica na UA.

EBECPortugal

Onde é que o SolidWorks entra nesta competição? A categoria Team Design foi este ano patrocinada pela Dell, parceira estratégica da SolidWorks a nível mundial. O regulamento deste ano para a categoria implicava pela primeira vez que as equipas criassem – antes ou durante a construção do protótipo físico – um protótipo virtual que possibilitasse a visualização e simulação do modelo em 3D. https://www.sqedio.com/final-da-ebec-2015-realizou-se-no-porto-com-apoio-dell-e-solidworks/Logicamente, todas as workstations Dell fornecidas às equipas traziam instalado o SolidWorks, de forma muito clara a ferramenta de eleição de praticamente todos os estudantes, que rapidamente demonstraram a sua proficiência no desenho e análise dos seus modelos.

Im9

Im6

Um pequeno parênteses: na prática a FEUP não necessitava das licenças SolidWorks incluídas nas workstations Dell, uma vez que é um dos melhores clientes educacionais da Sqédio, com um licenciamento campus que pode suportar até 1.000 utilizadores em simultâneo.

Continuando, a Dell imaginou este ano dois desafios: o primeiro a construção de uma máquina de perfuração, capaz de atravessar diversas camadas de material e de extrair petróleo até à superfície; o segundo a criação de um veículo pessoal ‘verde’, obtido principalmente a partir de desperdícios de materiais, e capaz de se movimentar, manobrar e parar, suportando pequenas imperfeições do solo. Os estudantes usaram o SolidWorks de forma muito criativa em ambos os desafios, originando designs que cumpriram os requisitos e orgulharam os seus criadores.

Im2

A final da competição EBEC 2015, que havia começado no dia 3 no evento de lançamento na Casa da Música, terminou no dia 11 com o anúncio dos vencedores e uma recepção no Palácio do Freixo. A Sakhti Portugal, importante empresa fabricante de peças de fundição para a indústria automóvel, e cliente SolidWorks da Sqédio foi um dos principais parceiros da iniciativa. A julgar pela informação disponível, a final EBEC 2015 revelou-se um enorme sucesso, afirmando-se inegavelmente como uma importante experiência de aprendizagem, networking e crescimento pessoal de todos os estudantes.

Im1

Im10

Im11

Álbums Dell:

  • Team Design Challenge 1 – Dia 1
  • Team Design Challenge 1 – Dia 2
  • Team Design Challenge 2 – Dia 1
  • Team Design Challenge 2 – Dia 2
  • Team Design Challenge – Closing Day

Vídeos EBEC no Youtube:

Para saber mais: