fbpx
Go to Top

Metalúrgica Progresso inicia o ano com o RPS – o ERP industrial

A Metalúrgica Progresso de Vale de Cambra adquire 40 licenças RPS e é a mais recente referência da implementação do ERP industrial.

A Progresso é uma referência sólida com mais de 65 anos de experiência no projeto e fabrico de soluções de engenharia nas áreas alimentar, química e petroquímica e hoje exporta para mais de 90 países.

O foco na eficiência, crescimento e inovação dos seus equipamentos e serviços confere à Progresso uma capacidade tecnológica que permite projetar, fabricar, instalar e automatizar soluções competitivas de elevada qualidade.

O desafio: a migração de ERP 

O desafio foi lançado à Sqédio durante o ano de 2019, com o objetivo de atualizar e modernizar alguns processos de produção e alinhar a estratégia de competitividade da Progresso escolhendo um ERP funcional, com uma curta curva de aprendizagem e que conseguisse acompanhar a escalabilidade, crescimento e necessidades da empresa através de uma implementação rápida e eficiente, sem ocorrer a perda de dados e estabilidade dos processos já existentes.

O RPS foi a solução escolhida pelo seu interface intuitivo, pela sua capacidade de planeamento a 360º, pela rastreabilidade de processos que lhe está inerente e pela capacidade de automatização de processos. Em suma, a escolha recaiu sobre uma solução que permitisse controlar a rentabilidade do negócio com precisão e em tempo real, conferindo uma visão global e integrada de todos os processos.

Uma das principais preocupações durante o processo foi garantir a continuidade dos processos iniciados e dependentes do ERP anteriormente utilizado, pelo que a capacidade modular do RPS permitiu que a transição fosse executada de forma suave e ágil por todas as partes envolventes e conforme as prementes necessidades da empresa.

“O desafio colocado à Sqédio foi de elevada exigência, devido ao prazo de implementação dos módulos da primeira fase bastante apertado, às personalizações necessárias para uniformizar os vários sistemas que utilizávamos em paralelo, e à formação necessária para nos tornar autónomos” informa-nos Paulo Vide Barbosa, Diretor Adjunto da Progresso. 

O arranque: uma parceria de excelência

A estreita colaboração entre a Progresso e a Sqédio, através da partilha e conhecimento dos processos, permitiu que a implementação deste projeto decorresse rapidamente – 2 meses.

O arranque assegurou todos os processos atuais da empresa, preparando em simultâneo a otimização dos mesmos. “No imediato reproduzimos os mesmos processos nos quais se sentem confortáveis sem deixar de parte a análise e implementação de melhorias rápidas, fomos capazes de garantir que não houve perda produtiva ou de informação e adicionalmente conseguimos preparar ajustes e ferramentas para a continuidade e crescimento do negócio da Progresso”, diz-nos Magda Andrade, consultora sénior na Sqédio e responsável pelo projeto de implementação na Metalúrgica Progresso de Vale de Cambra. E acrescenta “Desta forma, terão sempre disponível um ERP e uma equipa capaz de se adaptar às necessidades e desafios que vão surgindo, crescendo em conjunto com o seu negócio”, reforçando a sua satisfação “Estamos muito satisfeitos com esta parceria e com a relação que tem sido construída e agradecemos à Progresso o reconhecimento que nos deu como um parceiro tecnológico com relevância para a sua indústria”.

Paulo Vide Barbosa, Diretor Adjunto da Progresso, declara ainda, “Tínhamos consciência que teríamos que fazer algumas cedências, porque a mudança de ERP implicou mudar processos – alguns dos quais em funcionamento há décadas – mas no quadro geral, a transição foi bem aceite e bastante rápida, tendo em conta algumas experiências de transições que fomos conhecendo. Esta primeira fase está na reta final e tendo em conta as nossas expectativas, posso dizer que estamos satisfeitos com a parceria e que o resultado é bastante positivo”.

A solução RPS

Foram implementadas 40 licenças de utilizador de RPS, englobando a área de Contabilidade, Tesouraria, Processos de Aprovisionamento e Compras, Gestão da Produção e Expedição e Faturação.

Atualmente no decurso do projeto, seguimos na implementação dos módulos de Planeamento, Manutenção, Qualidade, Orçamentação e Gestão de Projetos. “Apesar de ainda haver arestas por limar e de ainda não termos arrancado com a 2ª fase da implementação, acreditamos que o RPS nos vai ajudar a gerir as operações e a eliminar desperdícios, possibilitando, em última análise, uma melhoria para todos os funcionários da Progresso”, esclarece Paulo Vale Barbosa. 

 

Sobre o RPS:

Foi desenvolvido pelo grupo Ibermática, o maior fabricante ibérico de soluções tecnológicas com mais de 40 anos a acrescentar valor às empresas. É, por definição, o ERP industrial que nasceu na fábrica e está adaptado a solucionar os desafios das empresas industriais. É uma solução de alto rendimento que acompanha a integração e eficiência de processos de forma a otimizar a utilização de recursos.

 

pedir demonstracao