fbpx
Go to Top

Recomendações de hardware SOLIDWORKS 2020

Recomendações de hardware SOLIDWORKS 2020

Os engenheiros e responsáveis de produto de hoje precisam de dar resposta a projetos cada vez mais complexos, conectados e com mais componentes, usufruindo, no entanto, de prazos de desenvolvimento e entrega cada vez mais curtos.

Por isso quando questionamos os utilizadores de SOLIDWORKS sobre quais as melhorias que mais valorizam ou que gostariam de ter numa nova versão do produto, há sempre uma que se torna inevitável: um melhor rendimento.

Um melhor rendimento e uma maior produtividade são assim obrigatoriamente exigidos a todas as novas versões que vamos lançando numa base anual. Mas no contexto prático das empresas acontece frequentemente que o software não é acompanhado por hardware capaz de tirar o melhor partido de todas as novas características.

Uma grande percentagem de incidências sobre o rendimento que verificamos em suporte técnico prendem-se com máquinas que não cumprem os requisitos recomendados de sistema.

Vamos então rever estes requisitos, com o objetivo de tornar a experiência de utilização o mais otimizada possível, mas mantendo naturalmente um foco importante na relação custo/benefício. Uma máquina assemblada sem conhecimento de causa poderá ser mais barata, mas não será com certeza a melhor opção. Um computador de marca bem configurado assegurará uma melhor interconectividade entre os vários componentes e uma gestão integrada de todas as variáveis, mas será seguramente mais caro. A Sqédio inclui há muitos anos no seu portfolio hardware dedicado ao SOLIDWORKS, de acordo com as melhores práticas e especificações e com uma excelente relação custo/benefício. Na hora de escolher a melhor workstation para trabalhar com o SOLIDWORKS deverá ter em conta vários componentes, incluindo o processador, a memória RAM, a placa gráfica e o armazenamento em disco. Vejamos então alguns detalhes.

Processador

O processador é o principal responsável pela velocidade geral do SOLIDWORKS. O processo de construção paramétrica na aplicação é fortemente linear devido à natureza das relações pai/filho entre operações, e, por conseguinte, utiliza apenas um único núcleo (core). O desempenho será assim tanto mais alto quanto mais alta for a velocidade de relógio do CPU para tarefas single core.

Alguns recursos do software podem, no entanto, aproveitar a tecnologia multi-thread e partilhar a carga de trabalho entre vários núcleos do processador. Os produtos SOLIDWORKS Simulation, PhotoView 360 e SOLIDWORKS Visualize tiram proveito dessa utilização, permitindo um maior desempenho através da paralelização do seu processamento.

É sempre importante ter presente que uma máquina mais rápida não substitui boas práticas de desenho. Estas terão sempre um papel principal na busca do rendimento ideal. Minimizar referências externas, trabalhar em modo de grandes conjuntos, reduzir a precisão gráfica e outras ferramentas de desempenho irão reduzir certamente a carga no processador.

Na Sqédio temos disponíveis formações direcionadas à gestão de grandes conjuntos e ainda lhe damos a possibilidade de receber formação personalizada na sua empresa. Veja aqui as próximas datas disponíveis.

Pode ainda utilizar algumas aplicações que o ajudarão a testar e comparar o rendimento da sua máquina .

Pode ainda utilizar algumas aplicações que o ajudarão a testar e comparar o rendimento da sua máquina no seguinte endereço https://www.solidworks.com/sw/support/benchmarks.htm

RECOMENDAMOS: Processador Intel i7 3.3 GHz ou superior

Sistema operativo

O SOLIDWORKS a partir da versão 2019 é compatível apenas com os seguintes sistemas operativos:

  • Windows 7 Pro SP1, 64-bitS
  • Windows 10 Pro, 64-bits

Notas importantes:

  • a SOLIDWORKS não garante o correto desempenho em sistemas operativos Windows Home;
  • a compatibilidade com o Windows 8.1 terminou com o SOLIDWORKS 2018 SP5;
  • o sistema operativo Windows 7 deixará de ser suportado no SOLIDWORKS 2020 SP5;
  • o eDrawings e eDrawings Professional 2020 são compatíveis com os sistemas operativos indicados acima, assim como o MAC OS X 10.13 ou posterior;
  • consultar com atenção os requisitos de sistema antes de qualquer instalação ou atualização de produto em https://www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.html

RECOMENDAMOS: Windows 10 Pro, 64-bits

Placa Gráfica

A qualidade da imagem e capacidade de resposta à manipulação gráfica são naturalmente influenciadas pelo tipo de placa que estamos a utilizar. As séries profissionais NVIDIA Quadro, AMD FirePro ou AMD Radeon Pro WX são as recomendadas para o SOLIDWORKS e dispõem de drivers certificados para o efeito. Ambas as marcas possuem placas direcionadas ao mercado dos jogos (GeForce no caso da NVIDIA e Radeon no caso da AMD), que embora possam correr o SOLIDWORKS de forma satisfatória, não irão dispor de drivers certificados nem de possibilitar a ativação do modo Realview no SOLIDWORKS para uma representação mais realística de sombras e reflexos.

Estas placas são otimizadas para um baixo número de polígonos exibidos no écran, mas com uma alta taxa de refrescamento da imagem. As aplicações de CAD têm o requisito oposto, onde a contagem de polígonos é alta (os detalhes no seu modelo), mas a imagem não muda tão rapidamente pelo que as altas taxas de refrescamento não são tão críticas. A plataforma mais estável para correr o SOLIDWORKS passará sempre pela utilização de um driver e de uma placa gráfica certificada. Mas atenção ao seguinte: embora uma placa de vídeo de topo possa parecer no papel ter um desempenho muito melhor, o incremento experienciado em performance não é proporcional ao aumento de custo envolvido numa placa de topo.

Em relação às placas gráficas pode dizer-se que, normalmente, no meio está a virtude. Investir numa unidade mais rápida de CPU ou num bom SSD serão investimentos com muito maior impacto no desempenho.

Neste momento as séries NVIDIA Quadro P, GP, GV e RTX são as mais recentes. Do lado da AMD a série Radeon Pro WX é a mais recente. Para uma listagem completa de placas gráficas certificadas pela SOLIDWORKS consulte https://www.solidworks.com/sw/support/videocardtesting.html

Outro detalhe a ter em conta é que com o SOLIDWORKS Professional e Premium os clientes com Serviço de Manutenção de Software ativo têm à sua disposição o SOLIDWORKS Visualize Standard de forma gratuita. Este produto foi desenvolvido para tirar o melhor partido da aceleração por GPU na obtenção de imagens renderizadas. Todas as versões anteriores do SOLIDWORKS Visualize suportam placas gráficas NVIDIA Quadro. Mas atenção que só a partir do SOLIDWORKS Visualize 2020 são suportadas as placas gráficas AMD Radeon Pro.

Não é recomendada a utilização de 2 placas gráficas. O SOLIDWORKS não aproveita a segunda placa e podem surgir conflitos de processamento (uma segunda placa gráfica poderá, no entanto, ser muito útil para o SOLIDWORKS Visualize).

RECOMENDAMOS:

Desktop
– Boa relação qualidade preço, conjuntos médios: NVIDIA Quadro P2200
– Renderização intensiva, conjuntos grandes, experiências VR: NVIDIA Quadro RTX 4000
Portátil
– Boa relação qualidade preço, conjuntos médios: NVIDIA Quadro P2000
– Renderização intensiva, conjuntos grandes, experiências VR: NVIDIA Quadro P3200 ou RTX 3000

Disco rígido

Para obter o melhor desempenho, uma unidade de estado sólido (SSD) pode oferecer desempenho até 10 vezes mais rápido para tarefas de abrir/gravar em comparação com uma unidade de disco rígido (HDD) convencional. Os SSDs caíram de preço ao longo dos anos e valem seguramente o investimento.

Observe também que abrir ficheiros de uma unidade SSD local em comparação com a abertura a partir de uma unidade de disco convencional num servidor de rede pode ser até 100x mais rápido. Veja também o tópico seguinte.

Certifique-se de que mantém suficiente espaço livre no disco rígido após a instalação do Windows. Mantenha pelo menos 20 GB ou 10% da capacidade do seu disco rígido como espaço livre.

Para um desempenho ainda maior, considere o uso de SSDs NVMe / PCIe em vez dos convencionais SSDs SATA. Eles estão conectados a uma interface muito mais rápida, mas são mais caros.

Poderá ainda pesquisar sobre o uso de armazenamento RAID para melhor desempenho e  segurança.

RECOMENDAMOS: SSD claro, pelo menos 500 GB M.2 NVMe

Armazenar ficheiros localmente ou numa unidade de rede?

Para melhor rendimento e estabilidade dos seus ficheiros deve trabalhar localmente. Os ficheiros abertos e gravados através de uma ligação de rede vão ser sempre acedidos de forma mais lenta do que numa unidade local e a possibilidade de que sejam corrompidos no processo é aumentada.

Os produtos de gestão de informação de projeto como o SOLIDWORKS PDM gerem automaticamente o movimento dos seus ficheiros desde os servidores de rede a unidades de disco locais, garantindo o máximo rendimento e segurança dos seus ficheiros. Este é um dos benefícios chave de um sistema PDM. Saiba como o PDM o pode ajudar a encontrar a informação certa, no momento certo.

E quais as recomendações de hardware para um melhor aproveitamento do SOLIDWORKS PDM?

O SOLIDWORKS PDM Standard está incluído em todas as licenças de SOLIDWORKS Professional e Premium.

Compare aqui o PDM Standard com o PDM Professional.

Recomendamos a utilização de um servidor dedicado para vault do SOLIDWORKS PDM. Para além de garantir o máximo rendimento dos projetistas de CAD, a utilização de um servidor dedicado proporciona controlo de versões/revisões, gestão de fluxos de trabalho e gestão de propriedades personalizadas. Consulte aqui os requisitos completos de sistema https://www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.html

Na Sqédio temos técnicos especializados na implementação do PDM, para que a sua instalação corra de forma rápida e eficiente.

Finalizamos assim o nosso guia para apoio à seleção do melhor hardware, numa lógica adequada de custo/benefício, e esperamos que o mesmo seja do seu agrado. Não se esqueça de que lhe podemos fornecer cotações completas de hardware integrado, especificado de acordo com as nossas recomendações acima, e com 3 anos de garantia onsite.

Estamos ao seu dispor para qualquer informação ou dúvida que tenha neste processo. Contacte-nos!