Go to Top

SOLANCIS na vanguarda da Indústria 4.0

SOLANCIS na vanguarda da Indústria 4.0

Constituída em 1969, a SOLANCIS é uma empresa nacional de referência na indústria da extração e transformação da pedra, não só pela sua história e tradição, mas também pela sua visão e inovação tecnológica, que lhe permite estar hoje na vanguarda do sector e internacionalizada em vários mercados estratégicos. Atualmente mais de 90% da sua produção destina-se à exportação para os EUA, África, Rússia e Médio Oriente.

Mas afinal qual foi o caminho que esta empresa percorreu e que a colocou no mapa mundial da indústria da pedra?

A SOLANCIS tem vindo a traçar, ao longo dos últimos 5 anos, o seu caminho em direção à indústria 4.0. O seu ADN inovador permitiu-lhe visionar e implementar soluções industriais únicas que potenciam a agilidade e operacionalidade do seu negócio.  A empresa de extração e transformação de calcário é um exemplo da aplicação de tecnologias de digitalização e de conceitos da indústria 4.0 na melhoria dos processos produtivos e na integração da cadeia de valor.

O caminho em direção à indústria 4.0: uma visão global e integrada

A SOLANCIS automatizou os processos de transformação de pedra de montante a jusante, evitando o desperdício e tornando-se mais eficaz e eficiente. A empresa da Benedita foi capaz de dar resposta às necessidades em áreas críticas do negócio como a gestão de processos e a produção, tornando a tomada de decisões mais eficiente e suportada por uma visão global de todo negócio. Erros de projeto são detetados nas fases iniciais. Os custos dos processos produtivos, da orçamentação ao site de construção, são reduzidos significativamente. A empresa reconhece que ganhou eficiência, produtividade e competitividade numa altura em que é essencial adaptar-se aos constantes desafios do mercado global.

Um modelo inteligente de processos para o planeamento, projeto, fabrico e gestão

A SOLANCIS é um exemplo claro de aplicação do conceito indústria 4.0, integrando uma solução modular de ERP, um poderoso CAD paramétrico com interligação associativa ao CAM e uma ferramenta MES de monitorização e controlo de chão de fábrica. Esta integração permitiu à SOLANCIS que os processos de negócio, desde a engenharia até ao produto final, estejam interligados e sejam processados de forma automática, com um mínimo de intervenção humana. Essa eficiência possibilitou à empresa a alocação dos seus recursos humanos a etapas-chave da cadeia de produção, acrescentando desta forma valor à matéria prima – a pedra – e tornou a empresa competitiva em projetos de grande dimensão, rigor e detalhe, como as obras arquitetónicas com as quais está atualmente envolvida.

Integração global da engenharia à fábrica – a Manufacturing Innovation Platform

A solução desenvolvida na SOLANCIS é um excelente caso de estudo de implementação da Manufacturing Innovation Platform da Sqédio/Ibermática. Esta arquitetura tecnológica introduz inteligência nos processos e promove a sua automatização.

O software de ERP da Ibermática – o RPS – permite pela sua modularidade o controlo e a gestão de cada área do negócio de uma forma diferenciada; e possibilita uma visão global de todos os processos da empresa e dos seus indicadores-chave (KPI). A sua capacidade analítica preditiva auxilia a tomada das decisões adequadas a cada momento e antecipa qualquer incidência durante o processo.

O processo de fabrico, despoletado no RPS através da configuração adequada das diversas pedras e respetivas maquinações e acabamentos, é de seguida transportado para o CAD 3D paramétrico SOLIDWORKS, onde todas as dimensões, acabamentos e operações de maquinação são incorporadas num desenho individual e à escala 1:1 de cada pedra. O operador poderá igualmente analisar a peça e efetuar as alterações de tamanho necessárias. A informação atualizada é de seguida reimportada no RPS onde são gerados automaticamente todos os programas de maquinação necessários, bem como efetuada a sua exportação para as máquinas de corte. Peças mais complexas são maquinadas de forma dedicada utilizando máquinas especializadas no mercado com capacidade de operação em 5 eixos simultâneos. O CAMWorks é a ferramenta de CAM que suporta quer as maquinações automáticas quer as mais avançadas, de uma forma completamente associativa ao modelo CAD.

No decorrer do processo produtivo as peças são cortadas, validadas visualmente por um especialista, polidas e controladas dimensionalmente, assegurando a sua qualidade e evitando o desperdício da matéria-prima. Durante todo este processo o sistema MES OLANET captura os dados de cada chapa de pedra, máquina e operação – e envia em tempo real essas informações importantes para um dashboard de controlo onde a equipa de gestão visualiza a evolução de cada uma das ordens de fabrico, o rendimento das máquinas e pessoas e os consequentes indicadores de rentabilidade.

Na fase de expedição as peças são referenciadas e alinhadas num processo eficiente de Picking, packing e shipping. Cada palete é modelada individualmente no SOLIDWORKS, procurando-se a melhor eficiência possível no acondicionamento das peças para transporte, quer ao nível das chapas de pedra dentro da palete, quer ao nível do acondicionamento das várias paletes dentro dos contentores para transporte. É crítico para a SOLANCIS entregar exatamente o lote de chapas de pedra adequado a cada fase da montagem. A otimização de volumes efetuada no SOLIDWORKS tem sido responsável por uma significativa redução de custos associados à logística e ao transporte.

O processo termina na entrega do contentor ao cliente final, que faz a receção do material etiquetado e devidamente sequenciado para aplicação, o que lhe permitirá montar cada uma das chapas de pedra no local correto de uma forma eficaz com o apoio dos modelos 3D do SOLIDWORKS. Durante todo o processo o sistema gera automaticamente toda a documentação legal, financeira e logística relacionada com o envio do material.

Com a implementação de uma solução integrada a SOLANCIS foi capaz de otimizar os seus recursos, reduzir os custos de desperdício de materiais, da logística e transporte, incrementar a rentabilidade das suas máquinas e recursos humanos, melhorar a produtividade dos tempos de trabalho e a sua competitividade, através de uma solução 4.0 que centraliza a informação e permite a integração de todos os processos do negócio.

Vantagens da integração do RPS + SOLIDWORKS + CAMWorks:

  • Redução no tempo de geração de ficheiros CAD e CAM
  • Standardização do CAD e CAM
  • Redução de erros devido à geração automática de ficheiros
  • Poupança efetiva em custos de transporte e logística

Vantagens da integração do RPS + OLANET + Equipamentos:

  • Permite decisões rápidas com dados reais
  • Redução do papel utilizado
  • Sincronização em tempo real do chão-de-fábrica com o planificador do RPS
  • Permite a visualização em tempo real do avanço da obra e possíveis atrasos
  • Tempos de Setup e Change-over reais, através dos sinais de máquina
  • Atualização das gamas operatórias dos artigos do RPS com dados reais de produção

www.solancis.com