fbpx
Go to Top

SOLIDWORKS xShape – Dar forma a todas as possibilidades

Uma das grandes novidades apresentadas no SOLIDWORKS World 2019 foi o xShape. O SOLIDWORKS xShape é a nova ferramenta que permite criar formas orgânicas utilizando a tecnologia de subdivisão 3D (Sub-D) na Plataforma 3DEXPERIENCE. É a segunda “xApp” no portfólio SOLIDWORKS que permite aos designers industriais, artistas digitais e engenheiros criar produtos inovadores através de uma nova abordagem à geração de geometria. É completamente baseado no browser, pelo que não é necessária qualquer instalação, o que significa mais liberdade para escolher o dispositivo com que quer trabalhar.

Qual o problema que resolve?
Em primeiro lugar, o SOLIDWORKS xShape permite a criação muito mais rápida e flexível de formas livres do que a técnica habitual baseada na modelação de superfícies paramétricas. É muito intuitivo de usar devido à maneira como interagimos com o modelo para criar e editar a forma, num processo mais parecido com o ‘empurrar e puxar’ da escultura tradicional do que com a convencional modelação assistida por computador. Isto também torna mais fácil fazer mudanças drásticas na forma, num nível mais abrangente e de operacionalidade mais rápida do que o permitido pela modelação paramétrica de superfícies, o que torna o xShape particularmente útil nas fases iniciais de projeto conceptual, durante as quais as mudanças de forma deverão ocorrer com a maior brevidade.

Em segundo lugar, permite a interoperabilidade com outras aplicações da plataforma 3DEXPERIENCE, como o SOLIDWORKS xDesign, ou mesmo com o SOLIDWORKS desktop (ao contrário de outros softwares de modelação livre). Pode por exemplo criar a sua peça com o SOLIDWORKS, abri-la no SOLIDWORKS xShape, criar um modelo – imagine a forma exterior de um dispositivo eletrónico – e reabrir todo o conjunto, incluindo a nova peça exterior, novamente no SOLIDWORKS desktop. As alterações feitas no design da peça no xShape serão refletidas no SOLIDWORKS desktop e vice-versa, fornecendo uma interoperabilidade completa entre o SOLIDWORKS xShape e o SOLIDWORKS desktop.

Por fim, o xShape não está vinculado a um sistema operativo específico, o que significa maior liberdade quando se trata de escolher o hardware com que quer trabalhar. Como é executado na cloud, não há manutenção de software necessária, nenhuma instalação, nenhuma atualização, portanto, está sempre na versão mais recente e pode aceder-lhe em qualquer lugar.

O que é a modelação de subdivisão?
A modelação de subdivisão (também conhecida por Sub-D) é um tipo especial de modelação 3D usado para criar modelos muito suaves com detalhes escaláveis que parecem muito suaves quando renderizados. As superfícies de subdivisão são capazes de produzir formas orgânicas suaves usando um número reduzido de vértices de controlo. Ao contrário da modelação paramétrica de superfícies, que requer sketches e curvas para controlar a forma, o SOLIDWORKS xShape cria modelos de alta resolução através da manipulação direta de uma ‘gaiola’ de baixa resolução que condiciona por software a subdivisão para uma superfície muito suave.

Quais são os principais benefícios do SOLIDWORKS xShape?

  • Facilidade de uso – uma abordagem intuitiva para criar formas livres impressionantes torna o xShape a ferramenta perfeita para desenvolver rapidamente conceitos novos e interessantes que podem ser renderizados e prototipados para revisões de design, aprovação do cliente ou testes;
  • A colaboração é o núcleo do xShape – partilhar desenhos conceptuais ou incorporar pormenores construtivos do resto da equipa é tão fácil como conectar-se às suas redes sociais;
  • A interoperabilidade com o SOLIDWORKS desktop e o SOLIDWORKS xDesign, para além da compatibilidade nativa com a plataforma 3DEXPERIENCE, constitui uma plataforma inovadora e escalável de negócio que o ajuda a desenvolver produtos de forma mais eficiente e a ganhar vantagens competitivas no mercado;
  • O SOLIDWORKS xShape é executado totalmente no browser, sem necessidade de qualquer instalação, sem restrições de hardware, dispositivos ou sistema operativo;
  • Com o xShape não precisa de se preocupar com a versão que está a utilizar ou com a compatibilidade entre versões, uma vez que estará sempre a utilizar a versão mais atualizada do software.
>> >> Ver notícias relacionadas: 

SOLIDWORKS WORLD 2019 repleto de novidades

Sqédio distinguida com prémio “100% Club” no SolidWorks World 2019

Preview tecnológico: SOLIDWORKS 2020 – um rápido vislumbre do que vem aí!