fbpx
Go to Top

Sqédio esteve presente no SOLIDWORKS World 2018

O SOLIDWORKS World é um dos acontecimentos de software e ferramentas de engenharia mais importantes a nível mundial, no qual podemos conhecer e desfrutar das principais novidades do mundo SOLIDWORKS e de uma lista de oradores mundialmente reconhecida.  

A Sqédio esteve presente na edição 2018, realizada em Los Angeles de 4 a 7 de fevereiro e foi mais uma vez reconhecida no jantar de atribuição de prémios a todo o canal de revenda mundial com duas distinções – a primeira é institucional e reflete o maior crescimento de licenças na base instalada de clientes de toda a região Eurowest (Portugal, Espanha, França e norte de África francófono); a segunda é a título pessoal e foi atribuída ao nosso Diretor de Projetos Marco Santos pelo seu desempenho comercial, o quinto melhor da península ibérica. Esta edição reuniu mais de 5.000 participantes que puderam aprender, conviver e ser inspirados pelos mais interessantes players da indústria. A próxima reunião mundial já está marcada para Dallas em 2019, de 10 a 13 de fevereiro.

Para quem não teve a possibilidade de assistir em direto ao evento, deixamos aqui um resumo dos principais temas que envolveram o SOLIDWORKS World 2018 (SWW18). Veja as fotos que tirámos aqui.

ANÚNCIO DE 5 NOVOS PRODUTOS

Na abertura do SOLIDWORKS World, Gian Paolo Bassi, CEO da Dassault Systèmes SOLIDWORKS, inicia o seu discurso com 2 tópicos: os utilizadores SOLIDWORKS e o seu futuro. O CEO transmite que os utilizadores são os principais ativos da DS SOLIDWORKS, e no tópico do futuro visiona um “renascimento industrial” onde as máquinas expandirão e facilitarão o conhecimento às pessoas responsáveis por pensar e desenhar os projetos, produtos ou objetos. Esta visão futurista e a capacidade da DS SOLIDWORKS proporcionar as ferramentas essenciais para a alcançar, foi o argumento de abertura do SWW18.

Gian Paolo Bassi demonstrou aos utilizadores como aceder aos produtos de desktop e cloud, aumentando o alcance da tecnologia e a profundidade da informação encontrada nos projetos existentes.

Neste sentido, 5 novos produtos foram apresentados para apoiar esta estratégia de dois pilares: 

3DExperience Social Collaborative Services

A fase inicial do projeto é um processo muito criativo, mas tremendamente caótico. A proposta da DS SOLIDWORKS consiste em facilitar esta experiência oferecendo ideias mais funcionais, participativas e criativas num ambiente colaborativo e seguro no espaço empresarial.

SOLIDWORKS 3DExperience PLM Services

Criado para desmistificar o PLM, o SOLIDWORKS 3D Experience PLM Services irá suportar tudo, desde alterações de gestão ao planeamento de projetos, da forma mais completa e escalável possível.

SOLIDWORKS Product Designer

É desenvolvido dentro da plataforma 3DEXPERIENCE e oferece um conjunto completo de recursos de design na cloud, que inclui peças, conjuntos, chapa metálica, simulação de movimento e desenhos 2D.

SOLIDWORKS xDesign

Representa a introdução de uma ferramenta de desenho cloud que corre em qualquer dispositivo ligado à internet e é também altamente capaz de proporcionar desenhos inteligentes com a funcionalidade “Design Guidance”.

3DExperience Marketplace Make

Conecta qualquer utilizador SOLIDWORKS com fornecedores de serviços de fabrico industrial certificados em todo o mundo. Esta plataforma será o ponto central desta era de “renascimento” do design. Florence Hu-Aubigny, Vice-Presidente Sénior de I+D da plataforma 3DExperience pretende criar o maior mercado industrial do mundo, conectando designers e engenheiros com fornecedores de serviços industriais facilitando todo o processo de conversão de projetos em peças finais. Experimente-o em https://make.3dexperience.3ds.com

HISTÓRIAS DE SUCESSO SOLIDWORKS

EDUCAÇÃO E FAB LABS

Os Fab Labs são espaços comunitários onde os empreendedores podem recorrer a ferramentas de desenho e fabrico que aí se encontram disponíveis, para criar qualquer objeto. Graças ao esforço do professor Dr. Neil Gershenfeld e da sua equipa já foram implementados mais de 1.200 Fab Labs por todo o mundo. O professor- que coordena o Centro de Bits e Átomos do MIT, juntamente com a DS SOLIDWORKS tem ajudado a implementar vários Fab Labs pelo mundo, como é o caso dos mais recentes Fab Labs no Butão e no Ruanda. Esta mentalidade de empreendedor criador é o coração do “renascimento industrial” que sustentou todo este SOLIDWORKS World 2018.

A educação representa um fator essencial na comunidade SOLIDWORKS, e a responsável por conduzir essa paixão pela engenharia é a Diretora de Educação Marie Planchard que nos explica a importância do papel de um educador dentro e fora da sala de aula. Dentro da sala de aula, os educadores inspiram os seus alunos capacitando-os com as melhores competências para o mercado de trabalho. A SOLIDWORKS acompanha ainda os educadores para que estes possam conectar-se aos seus alunos fora das salas de aula, apoiando mais de 3.000 equipas de competição e patrocinando centenas de organizações como a SAE, AUVSI, e FIRST Robotics, projetos onde os alunos têm a oportunidade de desempenhar em conjunto funções reais de engenharia.

COMUNIDADE ONLINE MYSOLIDWORKS

É a maior comunidade online SOLIDWORKS, com mais de 1.000.000 de utilizadores, onde todos os dias milhares de membros usam o MySolidWorks para estar atualizados, adquirir novas competências através dos cursos online disponíveis, ou até testar as demos de produtos online. Anunciou-se ainda a atualização do CAD Model Service e a sua nova forma dos utilizadores partilharem e apresentarem as suas competências.

PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO SOLIDWORKS

Mike Puckett, Senior Manager do Programa mundial de certificação SOLIDWORKS, falou-nos do sucesso do programa, que celebra o seu 20º aniversário e que nos últimos 2 duplicou o número de utilizadores certificados, atingindo um total de 200.000. Em 2017 registaram-se mais de 52.000 novos utilizadores certificados através deste programa.

OS PRINCIPAIS PARCEIROS SOLIDWORKS E O FUTURO DA ENGENHARIA 

No pavilhão de parceiros apresentaram-se contribuições muito importantes para a comunidade SOLIDWORKS que traçam o futuro da engenharia nas áreas da realidade virtual/aumentada (VR/AR), na impressão 3D e na tecnologia IoT (Internet das coisas), diz-nos Suchit Jain. Estas parcerias permitem aos clientes com SMS ativo uma série de novas funcionalidades, destacando-se num futuro próximo a aproximação às tecnologias AR/VR, impressão 3D e IoT.  

A Meta está a reduzir o processo de levar um modelo CAD a um ambiente imersivo de AR/VR. Com as novas capacidades dos seus dispositivos é possível acelerar este processo. A empresa utilizou um modelo de motociclo onde realizou uma revisão de design e apresentou o motociclo em escala real.

A impressão 3D fez-se representar por 3 parceiros: 3D Systems, Desktop Metal e Nano Dimension. Suchit anunciou que a partir de agora todos os utilizadores com SMS ativo vão ter acesso a uma nova aplicação, a “3D Expert para SOLIDWORKS” desenvolvida pela 3D Systems que vai permitir aos utilizadores desenhar, preparar e otimizar modelos para impressão 3D.

A integração do SOLIDWORKS com a ferramenta Live Parts da Desktop Metal permite a utilização facilitada das técnicas de manufatura aditiva, automatizando os processos de desenho e criando peças otimizadas para impressão 3D de peças metálicas.

A Nano Dimension, por sua vez, apresenta-se como um parceiro ideal no desenho e impressão 3D de componentes eletrónicos.

À medida que o mercado pede produtos ‘smart’ a SOLIDWORKS investe, por sua vez, em parceiros que possibilitem assegurar aos seus utilizadores as ferramentas que correspondam às suas necessidades de IoT. O objetivo da Seebo é tornar o complexo simples capacitando os seus utilizadores de ferramentas que transformam modelos 3D em modelos IoT em tempo recorde.