A Sqédio, representante de valor acrescentado das soluções Dassault Systèmes SOLIDWORKS® em Portugal celebrou, na passada terça-feira, um protocolo de parceria com a Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) através do qual irá disponibilizar um leque diversificado de produtos do ecossistema de soluções DS SOLIDWORKS®.
A Incubadora do IPN é uma das mais antigas e prestigiadas a nível nacional e internacional, tendo sido distinguida no passado mês de fevereiro como a 5ª melhor incubadora do mundo no ranking da World Incubation Summit 2018, resultante de um estudo comparativo – UBI World Benchmark Study 2017 – que avaliou 1370 programas de incubação e aceleração de empresas ligadas a universidades.
O IPN acumula um registo importante de casos de sucesso na sua operação, tendo sido impulsionador de vários projetos empresariais inovadores e/ou de base tecnológica e de serviços avançados (deep-tech), como são os casos da Feedzai, uma das tecnológicas mais valiosas de sempre em Portugal, da Take the Wind, que entrou este ano para o ranking 500 de tecnologia da Delloite, ou da Critical Software, uma das mais prestigiadas software houses nacionais, ou ainda da Friday, uma empresa dedicada ao desenvolvimento de casas flutuantes e submarinos de recreio, também cliente da Sqédio.
O protocolo agora estabelecido é a primeira concretização em território nacional de um programa mundial introduzido recentemente pela DS SOLIDWORKS, que procura promover e apoiar programas de incubação e aceleração de startups cujo âmbito operacional envolva o desenvolvimento de produtos físicos.
Para Paulo Santos, Diretor da Incubadora do IPN, “Esta parceria com a Sqédio e a DS SOLIDWORKS representa um marco extremamente importante para a nossa incubadora, pois vem reforçar de forma determinante a nossa proposta de valor perante muitas das nossas startups que, de outra forma, não teriam condições de aceder às magníficas ferramentas de trabalho que aqui lhes são disponibilizadas. Serve também como exemplo de excelência para motivar a adesão de outras grandes empresas a iniciativas semelhantes, em outros domínios também importantes para a incubadora e as suas empresas.”
Rui Alexandre, Diretor de Pré-Venda, Marketing e Educação na Sqédio comenta: “O desenvolvimento de produtos inovadores nos dias de hoje passa por uma solução integrada de design, mecânica, eletrónica e software que constitui uma experiência completa de utilização. Este programa procura dotar as startups incubadas das ferramentas de desenvolvimento e simulação necessárias para efetivar este processo da melhor forma possível”.
E acrescenta “Não poderíamos ter encontrado melhor parceiro para iniciar este programa em Portugal que a incubadora do IPN. O ambiente de inovação tecnológica que aqui se respira é contagiante e estamos certos que as startups incubadas tirarão partido deste portfolio integrado de ferramentas líderes de mercado”.
Uma das primeiras startups a usufruir das soluções DS SOLIDWORKS no IPN será a Matereo, uma das mais recentes empresas formadas na incubadora, dedicada ao desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos, estruturais e componentes críticos para a indústria aeroespacial, aeronáutica, automóvel e submarina.