fbpx
Go to Top

Sqédio participa em seminário "Da Ideia ao Produto" na Universidade de Aveiro

A Sqédio participou no passado dia 16 de Outubro no seminário “Da Ideia ao Produto”, realizado no Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro.

 

Enquadrado no ciclo de seminários tecnológicos promovido pela Plataforma Tecnológica dos Moldes da Universidade de Aveiro, pelo Departamento de Engenharia Mecânica e pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica, o seminário “Da Ideia ao Produto” deu destaque à modelação 3D, ao projeto de ferramentas e ao processo de fabrico, tendo sido apresentadas tecnologias avançadas que valorizam o que de melhor se faz em Portugal.

 

A sessão foi iniciada e presidida pela Professora Mónica Oliveira Correia, Coordenadora da Plataforma Tecnológica dos Moldes, com o apoio do Professor Carlos Relvas, docente do Departamento de Engenharia Mecânica.

 

Na sua apresentação, a Sqédio focou três temáticas em particular: Rui Alexandre, Director de Marketing, Pré-Venda e Educação na Sqédio iniciou a agenda ilustrando com dezenas de exemplos reais e nacionais de desenvolvimento de produtos, e exemplificou com um caso concreto de concepção e modelação 3D como utilizar o SolidWorks para recrear no espaço tridimensional uma ideia de um novo produto e prepará-lo para produção. Daniel Pegas, especialista da Sqédio para a indústria de moldes, CAM e tooling utilizou então o mesmo exemplo para definição das zonas moldantes e da estrutura do molde, tendo concluído a apresentação ilustrando o processo de maquinação de uma das cavidades do molde.

 

Após a apresentação da Sqédio os mais de 50 participantes puderam ainda assistir a duas outras comunicações na área da impressão 3D e prototipagem rápida, a primeira da Mater, e a segunda da BeeVeryCreative, um interessante projecto startup na área da impressão 3D criado por ex-alunos da Universidade de Aveiro (e cujo projecto inovador, a BeeTheFirst – a primeira impressora 3D Portuguesa – foi também ‘convertido’ da ideia para a realidade com o auxílio do SolidWorks).

 

Para saber mais: