Na passada sexta-feira dia 27 de Fevereiro a Sqédio visitou a Escola Profissional de Rio Maior, correspondendo ao convite efectuado pela mesma. Esta visita de apresentação tecnológica e de aproximação à escola insere-se no protocolo estabelecido entre a Sqédio e a EPRM que permitirá o acesso dos seus alunos às ferramentas SolidWorks em condições especiais, quer no laboratório da escola quer ao nível das licenças de utilização pessoal.
A EPRM tem sido recentemente distinguida com prémios em competições de elevada notoriedade, como por exemplo o 1º Prémio no concurso “Ciência na Escola”, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, para o projecto IF – Intelligent Flow, um mecanismo automatizado para minimizar o desperdício de água durante o seu aquecimento; ou o projecto SMARTKIT, uma caixa de medicamentos inteligente que auxilia o paciente no processo diário de tomada de medicação, que já ganhou diversos prémios em competições nacionais e internacionais.
[Da direita para a esquerda, em frente ao laboratório com licenças SolidWorks fornecidas pela Sqédio: Dr. Luciano Vitorino, Director Pedagógico EPRM; Prof.ª Anabela Figueiredo, EPRM; Prof. Francisco Fernandes, EPRM; Rui Alexandre, Sqédio]
Como a Sqédio pôde testemunhar, a EPRM promove activamente a proximidade entre os estudantes e o corpo docente, resultando num excelente relacionamento que favorece a criatividade, a entreajuda e o empreendedorismo na procura de novos produtos e soluções. Condições portanto ideais para tirar partido daquilo que a Sqédio pode fornecer. As ferramentas SolidWorks serão particularmente interessantes para os estudantes dos cursos profissionais (3 anos, com equivalência ao 12º ano) de Técnico de Manutenção Industrial e de Técnico de Electrónica, Automação e Instrumentação, que puderam assistir em primeira mão a duas apresentações efectuadas por Rui Alexandre durante a manhã. O modelo de demonstração – um conjunto de headphones – foi desenhado de raiz em frente dos estudantes, permitindo-lhes compreender a intenção da sequência de desenho e assimilar a facilidade de uso do software.
De acordo com as simpáticas palavras do Dr. Luciano Vitorino, Director Pedagógico da EPRM: “Este projecto de cooperação com a Sqédio permitiu colocar ao dispor dos alunos da EPRM uma ferramenta indispensável à qualidade da sua formação. A EPRM não enjeita qualquer possibilidade de estreitar laços com as empresas, na certeza de que isso nos tornará mais fortes e mais credíveis, na formação que oferecemos.”
A Sqédio acredita que ainda mais projectos criativos poderão ganhar vida na EPRM daqui para a frente.
[Placar num dos corredores da EPRM]
Para saber mais:
- Escola Profissional de Rio Maior: http://www.eprm.pt/
- Projecto IF – Intelligent Flow: http://www.eprm.pt/index.php/eprm-1-o-premio-do-concurso-ciencia-na-escola-fundacao-ilidio-pinho/
- Projecto SMARTKIT: http://www.eprm.pt/index.php/projeto-da-eprm-em-programa-da-sic/