Go to Top

SqédioTools

SqédioTools: maior produtividade… à distância de um add-in/app

As SqédioTools representam o resultado das muitas horas de conversas com os nossos clientes e um grande investimento no sentido de dar uma resposta eficaz a estrangulamentos existentes nos processos convencionais dos utilizadores SOLIDWORKS, garantindo maior produtividade na implementação desta poderosa ferramenta.

Disponível como um add-in SOLIDWORKS ou uma aplicação stand-alone, este conjunto alargado de automatismos está acessível a todos os clientes SOLIDWORKS da Sqédio, com Serviço de Manutenção de Software ativo, e são compatíveis com todas as versões do SOLIDWORKS, de 2018 em diante. 

Para conhecer todas as funcionalidades disponíveis e saber como melhorar os resultados dos seus colaboradores que trabalham com o SOLIDWORKS, assista aos vídeos abaixo e veja as SqédioTools em ação:

Play Video

Introdução

As SqédioTools permitem aumentar a produtividade dos projetistas, automatizando tarefas repetitivas do SOLIDWORKS e estão disponíveis como SqédioTools Add-in ou SqédioTools App.

Play Video

Volume mínimo (Bounding Box)

Permite desenhar o volume mínimo podendo ser selecionado. Em conjuntos, cria, de uma só vez, o volume mínimo para todos os seus componentes.

Play Video

Alinhar sistemas de coordenadas

Permite alinhar uma peça que esteja desorientada relativamente ao sistema de coordenadas. É útil na importação de peças em formatos neutros, quando estas vêm com o posicionamento da montagem original.

Play Video

Listas de pontos

Permite exportar para CSV ou EXCEL um conjunto de pontos segundo certos critérios.

Play Video

Nesting de perfis

Permite efetuar o nesting de perfis de um ou de todos os componentes soldados existentes numa montagem. É necessário definir os comprimentos de compra. Poderá existir mais do que um comprimento de compra por referência do perfil. O algoritmo escolhe a melhor combinação possível, tendo como objetivo o menor desperdício. Podemos gerar um ficheiro CSV ou EXCEL com a informação resultante do nesting.

Play Video

Exportação automática de peças e desenhos

Permite gravar, de forma automática e transparente, peças e/ou desenhos em formatos neutros (IGS, STEP, EDRW, Parasolid, PDF, DXF, DWG) sempre que o modelo principal é gravado. Desta forma, os formatos neutros estão sempre atualizados.

Play Video

Exportar formatos neutros

Permite exportar para formatos neutros à escolha, todos os componentes de uma montagem ou aqueles que respeitem um conjunto de regras.

Play Video

Exportar chapas para dxf

Permite, de uma só vez, exportar a planificação de todas as peças de chapa existentes numa montagem.

Play Video

Criação automática de desenhos

Permite a criação, de uma só vez, de desenhos 2D para todas as peças da montagem. As vistas poderão ser cotadas.

Play Video

Exportar/Imprimir desenhos

Permite obter a lista de desenhos de todos os componentes de uma montagem. Essa lista pode ser exportada para CSV ou EXCEL. É possível, ainda, exportar todos os desenhos para PDF ou imprimir.

Play Video

Criação automática de vistas de perfis de weldments

Permite, para desenhos de peças soldadas, a criação de vistas para todos os perfis individuais. Caso a vista lateral e superior do perfil sejam diferentes, serão criadas duas vistas para esse perfil.

Play Video

xPressCAM

Permite efetuar o reconhecimento de operações de maquinação, gerar o caminho de ferramenta e pós-processar todas as peças de um conjunto de acordo com um conjunto de regras. É possível pós-processar por peça, por aperto ou por operação.

Play Video

App stand-alone

É a SqédioTools App que funciona fora do SOLIDWORKS – não é preciso ter o SOLIDWORKS aberto; todas as funcionalidades disponíveis podem ser acedidas através do botão direito do rato em cima de ficheiros do Explorador, no Windows.

Play Video

SqédioNews

Acesso, dentro do SOLIDWORKS, às últimas notícias da Sqédio, assim como a um conjunto de dicas técnicas e à calendarização das ações de formação.

Funcionalidades adicionais do add-in SOLIDWORKS

Associar/Desassociar Toolbox – Permite que determinada peça do Toolbox passe a ser considerada uma peça normal. É útil quando se pretende copiar um componente do Toolbox para efetuar alterações.

Propriedades CutList para Documento – Permite copiar as propriedades do CutList para propriedades do documento. Esta funcionalidade é importante principalmente para peças de chapa, uma vez que as dimensões referentes à planificação ficam guardadas no CutList.

Configurações para Ficheiros – Permite exportar um conjunto de configurações existentes num ficheiro para documentos individuais.

Altera Layers – Permite alterar os layers dos componentes no desenho de um conjunto, de acordo com regras dependentes de propriedades ou cores.

Funcionalidades adicionais da app stand-alone

Visualização do modelo/desenho – Permite ver uma imagem do modelo por configuração ou o eDrawing do modelo.

Consulta de Configurações/Folhas – Permite ver a lista de configurações, em peças e conjuntos, e de folhas nos desenhos. Esta lista pode ser exportada para CSV ou EXCEL.

Consulta/alteração de propriedades do documento – Permite consultar as propriedades do documento e por configuração. É possível, igualmente, alterar as propriedades do componente e forçar a alteração no documento SOLIDWORKS.

Consulta de referências – Permite consultar a lista de referências do documento. Para cada referência, temos a indicação se se trata de um componente virtual ou componente do Toolbox. Podemos, ainda, ver o estado da referência, isto é, se está quebrada. Esta lista poderá ser exportada para CSV ou EXCEL.

Obtenção da lista de desenhos – Permite obter a lista completa dos desenhos associados a componentes de uma montagem. Esses desenhos podem ser exportados para PDF e/ou impressos. Estas operações requerem que o SOLIDWORKS seja aberto e, por isso, poderão ser diferidas.

Renomear componentes – Permite renomear componentes, alterando as referências em todos aqueles que o usem.

Importação/Exportação de Propriedades – Permite exportar para EXCEL ou CSV todas as propriedades de um conjunto de ficheiros. Desta forma, é possível alterar as propriedades em offline de todos os componentes de uma só vez e voltar a importar com uma única operação.

Na Sqédio, queremos continuar a nossa grande missão de apoiar continuamente todos os nossos clientes a atingirem a sua máxima rentabilidade

Por isso, todos os dias, a nossa equipa irá continuar a investir muito do seu trabalho no desenvolvimento de produtos e serviços de valor acrescentado para todos os nossos clientes – por si e para si!