fbpx
Go to Top

Como trabalhar em casa com o SOLIDWORKS

trabalhar em casa com o SOLIDWORKS

Face às mais recentes recomendações das autoridades de saúde para a contenção do Coronavírus (COVID-19) muitos de nós estamos neste momento a adotar medidas preventivas.

Se a sua empresa está a promover trabalho remoto dos seus colaboradores, preparámos este artigo onde resumimos as opções disponíveis para que a sua empresa não precise de parar na totalidade no que diz respeito à utilização do SOLIDWORKS. 

Pode trabalhar em casa com a sua licença SOLIDWORKS de diferentes formas. Na maioria dos casos é possível transferir, temporariamente, as suas licenças para o seu PC remoto. Assim, e com o máximo da comodidade, poderá, em poucos minutos, trabalhar em qualquer lugar com o SOLIDWORKS. Poderia ser mais perfeito que isto?

Aqui está um breve resumo de técnicas às quais pode recorrer para trabalhar em casa com o SOLIDWORKS. Não se esqueça que cada licença de utilização é diferente e deve solicitar a colaboração do seu administrador de TI, para que este lhe garanta acesso remoto à rede.  

Opção 1: licenciamento independente/Standalone

Este é o cenário que se aplica à maioria dos nossos utilizadores. Se estiver a utilizar uma licença SOLIDWORKS Standalone – com ativação de produto – poderá transferir a licença recorrendo à sua desativação na máquina local do escritório e, em seguida, ativá-la no seu posto remoto (considerando que o seu PC suporta o software ver o nosso Guia de Recomendações de Hardware). Veja também o nosso vídeo explicativo para a transferência de licenças Standalone. Este processo requer um acesso presencial (ou remoto) ao dispositivo em questão, portanto se já está em casa deve pedir a um colega para executar esta tarefa por si ou solicitar a colaboração do seu responsável de sistemas (sugerimos a utilização do aplicativo AnyDesk).

1 – Inicie o SOLIDWORKS

2 – No menu Help > Licences > Deactivate

3 – Escolha os produtos que precisa transferir (a lista depende das licenças instaladas na máquina) e clique em “Next”

4 – As licenças serão libertadas do PC principal (local de trabalho) e estarão disponíveis para ativação no PC remoto.

5 – No PC secundário, quando o SOLIDWORKS é instalado pela primeira vez, ser-lhe-á solicitada a ativação das suas licenças. 

Para mais informações, ou uma descrição mais precisa do processo, consulte o Guia de instalação SOLIDWORKS ou contacte a nossa linha de suporte Sqédio através do número 214 214 405. 

Atenção: para esta operação garanta que os dois postos têm a mesma licença instalada (número de série).

Opção 2: licenciamento online

Outro cenário para os produtos Standalone é converter a sua licença local numa licença online. Veja também o nosso vídeo explicativo da conversão de licenças independentes para o licenciamento online

O licenciamento online do SOLIDWORKS oferece a flexibilidade de utilizar o SOLIDWORKS em todos os seus dispositivos – em qualquer local – sem a necessidade de ativar ou desativar manualmente as licenças em cada máquina. O email e password do utilizador serão solicitados no arranque do SOLIDWORKS e este terá acesso aos produtos que lhe estão alocados a partir da ferramenta de administração.

Por exemplo, pode trabalhar numa máquina no escritório durante o dia, e voltar a casa e fazer login na mesma licença no seu computador pessoal. Para isso, não é necessário ter uma segunda licença, nem ativar ou desativar a licença do escritório.

Recomendamos apenas uma ligação estável à internet para aceder às suas licenças online.

Se não tiver constantemente a garantia de trabalhar com conexão à internet deverá recorrer ao modo offline. Para isto deve iniciar a sua sessão e com o login feito deve clicar no ícone do login com botão direito do rato  e selecionar a opção “Take License Offline” ou “Colocar licença Offline”. 

Atenção: a decisão de optar pelo licenciamento online deverá ser tomada pela empresa e coordenada pelo gestor de projeto/responsável de sistemas TI. Para apoiar a decisão da empresa neste aspeto preparámos este artigo. Em caso de dúvidas, contacte o nosso suporte técnico em 214 214 405 ou contacte-nos por email.

Opção 3: licenciamento em rede

Pode também recorrer ao empréstimo de licenças com o SolidNetWork Licence Manager (SNL). Esta opção é possível quando utiliza os produtos SOLIDWORKS em rede.

O gestor de rede SNL permite a utilização de licenças SOLIDWORKS em computadores fora do escritório durante um período máximo de 30 dias, através do ‘empréstimo’ das licenças. Uma vez ultrapassado esse período, deverá voltar a realizar o ’empréstimo’ de licença, acedendo novamente à rede do servidor de licenças. Para este processo ocorrer, a máquina onde estará ‘emprestada’ a licença precisará de estar ligada à mesma rede onde se encontra o servidor SNL.

Atenção: os passos deste processo estão destacados no Manual de Instalação na página 122 ou neste vídeo da Sqédio.

Artigos relacionados:

Trabalhar com o SOLIDWORKS PDM em casa

Licenciamento online do SOLIDWORKS