fbpx
Go to Top

UNDERSEE: a startup subaquática

A UNDERSEE é um dos mais recentes projetos incubados no Instituto Pedro Nunes que tem captado a atenção de aceleradoras internacionais e da Agência Espacial Europeia

Um ano depois estivemos de regresso ao Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, para conhecer os desenvolvimentos da UNDERSEE.

A UNDERSEE nasce do projeto MATEREO e da necessidade de especializar parte da equipa no segmento das soluções subaquáticas. A recente aposta por parte de um fundo de investimento norueguês alavancou a criação desta nova Startup focada na indústria da aquacultura, que “combina dados de sensores e de satélites de uma forma única”.

A UNDERSEE quer ser o futuro da monitorização da água. O projeto iniciado pelos co-fundadores Tiago Cristóvão e Jorge Alexandre Vieira, que começou por ser um drone subaquático, evoluiu para um dispositivo com sensores subaquáticos e correspondentes modelos numéricos para captação de dados precisos em tempo real em qualquer ambiente subaquático.

Durante a nossa visita e à conversa com o Eng.º Pedro Lopes, pudemos conhecer um dos primeiros UNDERSEE_water, que esteve em exposição na Ocean Business 2019, em Southampton – uma das maiores e mais importantes feiras do segmento. O UNDERSEE_water é um dispositivo fácil de transportar e instalar, equipado com tecnologia de sensores de última geração que geolocalizam o dispositivo, a qualidade da água, a profundidade, capturam imagens subaquáticas de alta resolução e imagens de satélite com mapas da superfície em diferentes escalas e resoluções temporais. Para além disso, o dispositivo permite a ecolocalização do ecossistema marinho. Todos estes dados são reproduzidos e analisados através da app UNDERSEE_cloud, desenvolvida pela empresa para monitorização e controlo em tempo real.

Toda esta tecnologia da próxima geração não seria possível sem as mentes brilhantes da UNDERSEE e do recurso ao ecossistema SOLIDWORKS, tornado possível pelo acordo de cooperação entre a Sqédio e o Instituto Pedro Nunes, através do qual as startups incubadas obtêm acesso a todo o portfolio de produtos SOLIDWORKS.

Saiba mais sobre este acordo e leia a notícia completa A Sqédio celebrou um protocolo de parceria com a Incubadora do Instituto Pedro Nunes (IPN) 

Conheça melhor a UNDERSEE aqui.