Webinar "Planeamento Avançado de Fabrico de Moldes"
No passado dia 29 de junho, decorreu o webinar “Planeamento Avançado de Fabrico de Moldes”, ao longo do qual o nosso Diretor Geral – João Ribeiro – e a nossa Consultora para a Área da Produção – Marta Gonçalves – exploraram as técnicas e processos de planeamento avançado, especialmente direcionados à indústria dos moldes, através da nossa solução ERP/MES: o RPS NEXT.
O RPS NEXT – uma solução desenvolvida pelo Grupo Ibermática, do qual a Sqédio faz parte – é o ERP/MES pensado pela e para a indústria – um sistema de informação único, completo, inovador e de elevado rendimento, que reúne as funcionalidades especializadas no suporte ao planeamento, controlo, gestão e análise das empresas industriais e desenvolvido para se ajustar a todas as necessidades e requisitos específicos da indústria de moldes altamente competitiva.
Ao longo do evento, foram colocadas algumas questões, cujas respostas serão úteis para a generalidade dos intervenientes neste setor:
- O planeamento automático é muito demorado?
Consideramos que não, uma vez que, para planear cerca de 30 mil tarefas, o planeamento demora menos de 30 min. - Como é que o planeamento pode ajudar a recuperar os atrasos na produção?
O RPS NEXT permite criar cenários, onde compara o planeamento real com simulações – por exemplo, subcontratação, turnos, horas extra, de forma a encontrar a solução mais eficiente. - É preciso criar artigos para cada peça de cada molde?
Não, é feita a correspondência com artigos existentes. Se for uma peça de compra, é efetuada uma correspondência com a referência do fornecedor; se for uma peça de fabrico, existe uma tabela auxiliar que faz corresponder o número de peça com o método de fabrico. - Quantos moldes são necessários para que o planeamento automático possa ser implementado?
Não existe qualquer limitação quanto ao número mínimo ou máximo de moldes para a implementação do planeamento automático. - O que acontece ao planeamento automático quando alteramos as prioridades das operações? E quando alteramos a máquina?
O planeamento automático pode ser calculado várias vezes e tem em conta os dados no momento do cálculo. Assim, de cada vez que o planeamento automático é calculado, reflete as alterações de máquinas e prioridades e é possível visualizar o impacto em todas as peças em produção. - Podemos receber alertas de desvios por alteração de prioridades ou máquinas?
Podem ser definidos vários alertas e em vários formatos (notificação no sistema, email, relatório resumo). Estes alertas são personalizados de acordo com as necessidades do cliente. - Existem muitos desvios entre os tempos teóricos e reais?
Os desvios entre os teóricos e reais acontecem, mas tendem a diminuir à medida que se vai criando um histórico de produções – uma vez que esse histórico pode ser consultado, analisado e utilizado para melhor definir os tempos para os novos moldes. - É possível enviar a lista de materiais a partir do SOLIDWORKS?
Neste webinar, apresentamos uma ferramenta de importação que não depende do CAD utilizado. No entanto, dispomos de ligação ao SOLIDWORKS, Inventor e SolidEdge, que permite não só enviar a lista de peças para o projeto, como também permite fazer o acompanhamento das peças a partir da ferramenta CAD. - Como são planeadas correções e alterações?
As alterações e correções podem implicar duas situações – refazer a peça completa ou adicionar apenas algumas operações na peça em produção:
1) neste último caso, basta acrescentar as operações necessárias à ordem de produção;
2) se for necessário refazer a peça totalmente, cria-se uma nova ordem de produção recorrendo a um template ou copiando a ordem de produção original.
Estas tarefas podem ser classificadas como alteração ou correção para posteriormente facilitar as análises de custos do molde. - Qual o número mínimo de utilizadores para o planeamento avançado de moldes?
A implementação do planeamento avançado de moldes não implica a alteração do número de colaboradores afetos a estes processos, uma vez que não os altera, apenas otimiza. - Como podemos tratar as compras de moldes quando ainda não temos o projeto do molde concluído?
É frequente iniciarem-se as compras antes do projeto concluído. Por esse motivo, a importação da lista de materiais pode ser dividida consoante o progresso do desenho, ou seja, à medida que o projeto vai terminando as suas fases (principalmente para os aços das peças maiores), é possível importar essas peças para permitir que as compras avancem com as requisições aos fornecedores. Inclusivamente, é possível iniciar a consulta aos fornecedores na fase de orçamentação de moldes.
Tem alguma questão adicional? Necessita esclarecer mais alguma dúvida?
Pode consultar a nossa página exclusivamente dedicada à solução RPS NEXT ou contactar diretamente os nossos Consultores especializados:
- Marisa Duarte (Zona de Leiria): 961 544 940 | mduarte@sqedio.pt
- Paulo Tavares (Outras Zonas): 964 936 752 | ptavares@sqedio.pt
Se preferir, poderá preencher o formulário abaixo e entraremos rapidamente em contacto consigo: